FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

Autores/as

  • CLÍCIA BÜHRER MARTINS Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • MARY ÂNGELA TEIXEIRA BRANDALISE Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palabras clave:

Formação de professores, Desenvolvimento profissional, Prática reflexiva

Resumen

Este texto, que resulta de pesquisa bibliográfica, objetiva compartilhar reflexões em torno da formação de professores, tanto inicial quanto continuada. Em função da predominância da racionalidade técnica, enquanto concepção que fundamenta muitos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura, há neles uma forte separação entre teoria e prática. Ao mesmo tempo, a formação continuada tem se caracterizado por ações pontuais, que também seguem a lógica da racionalidade técnica, na medida em que se apóia na idéia de investimento em conhecimento teórico para posterior aplicação na prática. Entretanto, na medida em que se considera a escola como lócus de formação, abre-se a possibilidade de avanço para o modelo da racionalidade prática, uma vez que a prática passa a ser concebida como processo de investigação e, portanto, núcleo da formação do professor. Aponta-se a necessidade de se articular a formação contínua com a gestão escolar, à medida que as necessidades de formação passem a ser identificadas pelos professores, em ligação estreita com o desenvolvimento profissional e organizacional da escola.

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Biografía del autor/a

CLÍCIA BÜHRER MARTINS, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela UEPG. Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG.

MARY ÂNGELA TEIXEIRA BRANDALISE, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação: Currículo pela PUC - SP. Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG. 

Citas

CARBONELL, J. A aventura de inovar: a mudança na escola. Porto Alegre: Artmed, 2002.

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Quixote, 1992, p. 93-114.

MIZUKAMI, M. da G. N. et. al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: Edufscar, 2002.

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

Publicado

2007-12-12

Cómo citar

MARTINS, C. B. ., & TEIXEIRA BRANDALISE, M. ÂNGELA . (2007). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E ORGANIZACIONAL DA ESCOLA. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (17), 21–28. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1430

Número

Sección

Artigos

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