SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR Psicologia da Educação
  • CLAUDIA LEME FERREIRA DAVIS Psicologia da Educação

Palabras clave:

Professor, Escola, Sentidos, Significados, Cotidiano

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir a importância da apreensão dos significados e sentidos no contexto escolar. O fato de nos colocarmos esta meta, se da por acreditamos que este é um caminho para apreendermos as contradições, movimentos, enfim, as especificidades que aí ocorrem, de modo a produzir conhecimento importante para intervenções calcadas na realidade concreta. Superando a ideia de contexto escolar, trazemos a noção de “cotidiano escolar”, que direciona nosso olhar investigativo para as relações pessoais, institucionais, sociais de modo articulado. O caminho escolhido é o de resgatar o sujeito da atividade (professor), na sua cotidianidade, entendido como síntese das múltiplas determinações, como revelador da totalidade e complexidade social. Centrar o olhar nos sujeitos que atuam na escola implica compreender, necessariamente, os sentidos e significados que atribuem aos eventos/situações/fenômenos que aí se passam, ou seja, compreender sua subjetividade. Deste modo, consideramos além das categorias sentidos e significados, a subjetividade como uma importante categoria de análise, entendida como uma dimensão da realidade social, como a articulação dos sentidos e significados do sujeito. Para finalizar apresentamos e justificamos a adoção dos procedimentos adotados para a produção de informações, no caso: auto confrontação simples e cruzada. Tais procedimentos são vistos como tendo a possibilidade de produzir informações de qualidade, que favorecerão análise que alcance os sentidos dos professores.

Descargas

Biografía del autor/a

WANDA MARIA JUNQUEIRA DE AGUIAR, Psicologia da Educação

Professora do Programa de Pós Graduação Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP. 

CLAUDIA LEME FERREIRA DAVIS, Psicologia da Educação

Professora do Programa de Pós Graduação Educação: Psicologia da Educação – PUC/SP.

Citas

AGUIAR, W. M. J.; BOCK, A. M. B. Psicologia da Educação: em busca de uma leitura crítica e de uma atuação compromissada. In: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O. GONÇALVES, M. G. (Orgs.). A Perspectiva Sócio-Histórica na Formação em Psicologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 132-160.

AGUIAR, W. M. J; OZELLA, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília v. 26, n. 2, , 2006. p. 222-245.

BOCK, A. M. B; GONÇALVES, M. G. M. Subjetividade: O sujeito e a dimensão subjetiva dos fatos. In: REY, F. G. (Org.). Subjetividade, complexidade e a pesquisa em Psicologia. São Paulo: Thonson, 2005. p. 109-126.

CLOT, Y. A Função Psicológica do Trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

GONZÁLEZ REY, F. L. Sujeito e Subjetividade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson, 2003.

HELLER, A. O Cotidiano e a História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

LEONTIEV, A. N. Actividade e Consciência. In: MAGALHÃESVILHENA, Vasco de. (Org.) Práxis: a categoria materialista de prática social. Tradução de Jorge Correia Jesuíno. Lisboa; Horizonte, 1980. p. 49-77.

PINO, A. A psicologia concreta de Vygotsky: implicações para a educação. In: PLACCO, V.M.N.S (Org.). Psicologia e Educação. Cidade: Editora, 2002.

SÈVE, L. A Personalidade em Gestação, In: SILVEIRA, Paulo; Doray Bernard (Org.). Elementos para uma teoria marxista da subjetividade. São Paulo: Vértice, 1989.

VYGOTSKY, L. S. Obras Escogidas. Madrid: Visor, 1995. v. III.

_______. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

_______. A Construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

2012-04-11

Cómo citar

JUNQUEIRA DE AGUIAR, W. M. ., & FERREIRA DAVIS, C. L. . (2012). SENTIDOS E SIGNIFICADOS NO CONTEXTO ESCOLAR. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (25), 183–198. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1412

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.