A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NA ESCOLA COMPLEMENTAR: UMA LEITURA A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Authors

  • ROSIMAR SERENA SIQUEIRA ESQUINSANI Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • FLÁVIA OBINO CORREA WERLE Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • SALETE CAMPOS DE MORAES3 Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • ADALBERTO DA ROCHA HECK Universidade doVale doRio dos Sinos
  • LUCIANA STORCK DE MELO AUZANI

Keywords:

Formação de Professores, História da Educação, Escola Complementa

Abstract

A partir de uma base teórica assentada em Pierre Bourdieu, a presente investigação tem como objetivo construir elementos para a compreensão da ética da conformidade (BOURDIEU, 1979) à ordem social e aos símbolos e ritmos do grupo como força formação, ainda presentes nas memórias de mulheres, professoras primárias formadas pela escola Complementar. A base empírica, constituída de depoimentos orais de senhoras, ex-complementaristas do Colégio São José, de São Leopoldo, serve como campo de análise para o entendimento de como estas mulheres formadas, carregaram consigo a marca da sujeição a ordem social e o sentimento de pertencimento ao grupo, regulador de idéias, vontades e sentimentos. O agir de acordo com a ordem social, “...que se confunde com a ordem do mundo” (1979, p. 48), passou para o imaginário destas mulheres como sinônimo de realização pessoal e sobretudo profissional, ditando a forma como as mesmas encarariam, por todo o seu percurso, a si mesmas e a função de professoras

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

ROSIMAR SERENA SIQUEIRA ESQUINSANI, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Educação, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS, professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul / UERGS e da Universidade de Caxias do Sul / UCS.

FLÁVIA OBINO CORREA WERLE, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS e coordenadora do projeto Escola Complementar: Práticas e Instituições.

SALETE CAMPOS DE MORAES3 , Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestre em Educação, doutoranda do Programa de Pós-Graduação emEducação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul / PUCRS

ADALBERTO DA ROCHA HECK, Universidade doVale doRio dos Sinos

Especialista em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS e Pós-graduado em Planejamento Urbano pela Universidade de Dortmund, Instituto de Planejamento Urbano / Alemanha, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS e professor da Universidade doVale doRio dos Sinos / UNISINOS

LUCIANA STORCK DE MELO AUZANI

Mestre em Educação, professora do Colégio São José, de São Leopoldo.

References

BOURDIEU, Pierre. O desencantamento do mundo. São Paulo: Perspectiva, 1979.

_______________. Sobre o poder simbólico. In: O poder simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989. p. 7-15.

______________. Esboço de uma teoria da prática. In: Renato Ortiz (Org.). Pierre Bourdieu.São Paulo: Ática, 1994, p.46-81.

_______________. Razões práticas - Sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

_______________. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1998.

CATANI, Denice Bárbara et. al. História, memoria e autobiografía na pesquisa educacional e na formação. In: ___________ (org.). Docência, memória e gênero: estudos sobre a formação. São Paulo: Escrituras, 1997.

ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1983

OLIVEIRA, Valeska Fortes de. A formação de professores revisita os repertórios guardados na memória. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (org.). Imagens de professor – significações do trabalho docente. Ijuí: Unijui, 2000.

PEREIRA, Marcos Villela. Subjetividade e Memória: Algumas considerações soibre formação e autoformação. In: OLIVEIRA, Valeska Fortes de. (org.). Imagens de professor – significações do trabalho docente. Ijuí: Unijui, 2000.

Published

2004-06-15

How to Cite

SIQUEIRA ESQUINSANI, R. S. ., CORREA WERLE, F. O. ., CAMPOS DE MORAES3 , S. ., DA ROCHA HECK, A., & DE MELO AUZANI, L. S. . (2004). A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS PRIMÁRIAS NA ESCOLA COMPLEMENTAR: UMA LEITURA A PARTIR DE PIERRE BOURDIEU E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO. Languages, Education and Society, (10), 05–09. Retrieved from https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1584

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.