FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL

Authors

  • ELZENITA FALCÃO DE ABRE Universidade de Pernambuco

Keywords:

Formaçãodo educado, fenomenologia, abordagemcentrada na pesso, grupos de encontro

Abstract

O estudo descreve as experiências de aprendizagens significativas (des)veladas em grupos de encontro, por 23 alunas do curso de Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores de Petrolina - Universidade de Pernambuco, no período de fevereiro a junho de 2003, ressaltando o que revelam para o crescimento pessoal/profissional do educador. Inspirado na fenomenologia, teve como fundamento a psicologia humanista e como referência principal Carl Rogers, com a Abordagem Centrada na Pessoa e os Grupos de Encontro. Os fenômenos observados foram analisados qualitativamente de forma compreensiva, sem preocupação com explicações. Foi possível compreender que, na experiência intensiva em grupo, o participante experimenta um processo de crescimento pessoal, decorrente dos contatos internos e externos vivenciados, que possibilita mudanças significativas na sua prática profissional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

ELZENITA FALCÃO DE ABRE, Universidade de Pernambuco

Mestra em Educação pela UFES, professora da Universidade de Pernambuco/Faculdade de Formação de Professores de Petrolina e da Universidade Federal do Vale do São Francisco

References

AMATUZI, M. M. Apontamentos acerca da pesquisa fenomenológica. Estudos de Psicologia. Campinas, SP: Papirus, 1996.

BICUDO, M. A. V. Fenomenologia: confrontos e avanços. São Paulo: Cortez, 2000.

FORGHIERI, Y. C. Psicologia Fenomenológica: fundamentos, métodos e pesquisa. São Paulo: Pioneira,1993.

GOOBI, S.; MISSEL, S. Abordagem centrada na pessoa: vocabulário e noções básicas. Tubarão: Universitária UNISUL, 1998.

ROGERS, C. R. Grupos de Encontro. [tradução Joaquim L. Proença]. 7. ed. São Paulo: MartinsFontes, 1994.

______. Liberdade para aprender. Belo Horizonte, MG: Interlivros, 1975.

______ .;KINGET, G. Marian. Psicoterapia e Relações Humanas. Vol. 1. Belo Horizonte:Interlivros, 1977.

WOOD, J. K. (Org.) et al. A abordagem centrada na pessoa. 3. ed. Vitória: Edufes, 1997.

Published

2004-12-15

How to Cite

DE ABRE, E. F. . (2004). FORMANDO O EDUCADOR: UM DESPERTAR DE POTENCIALIDADES NO PROCESSO GRUPAL. Languages, Education and Society, (11), 44–49. Retrieved from https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1580

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.