UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico

Autores/as

  • JANINE MOREIRA Universidade do Extremo Sul Catarinense

Palabras clave:

Pesquisa, Professor, Universidade, Saberes

Resumen

Este artigo é fruto de reflexões de uma palestra proferida em um curso de Educação Continuada para professores de uma instituição universitária. Objetiva problematizar a situação da pesquisa como atividade mitificada na vivência do professor universitário, distanciando-o desta que é considerada uma atividade nobre. Está em questão o argumento de que nem a pesquisa, nem a educação problematizadora, conseguirão se estabelecer no cotidiano da vida docente se a universidade não conseguir se organizar de modo a dar espaço para a inquietação, a ousadia, a busca de respostas que não se prendam ao “medo de errar”, enfim, se a universidade não se acercar dos valores que compõem a vida. E vida implica em diferentes linguagens e saberes, implica em valorizar o belo, o poético, o desejo, o que faz sentido na vida de pessoas concretas.

Descargas

Biografía del autor/a

JANINE MOREIRA, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutora em Educação e Professora do Mestrado em Educação e do Curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), de Criciúma / SC.

Citas

ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 11. ed. São Paulo:Loyola, 2004.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

______. Pedagogia do oprimido. 32. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002a.

______. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 23. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002b.

MACHADO, Roberto. Ciência e saber. A trajetória da arqueologia de Michel Foucault. 2. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

IBEIRO, Renato Janine. A universidade e a vida atual: Fellini não via filmes. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

Publicado

2005-12-12

Cómo citar

MOREIRA, J. . (2005). UNIVERSIDADE, PESQUISA E SABERES: o Professor como construtor do saber científico. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (13), 26–36. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1451

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 73 74 75 76 77 78 79 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.