WALTER BENJAMIN E A EDUCAÇÃO: RECONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA, NARRAÇÃO E LINGUAGEM

Autores/as

  • CLAUDECIR DOS SANTOS Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palabras clave:

Educação, Experiência, Narração, Linguagem, Interdisciplinaridade

Resumen

O artigo traz presente os conceitos de experiência, narração e linguagem desenvolvidos pelo filósofo alemão Walter Benjamin e faz apontamentos acerca das contribuições desse autor para com a educação. O objetivo do artigo é mostrar como as experiências coletivas, a narração e a linguagem podem contribuir para a construção de uma educação emancipadora. As análises desenvolvidas no artigo possibilitam concluir que os conceitos em destaque, quando pensados e vivenciados de forma inter-relacionada, podem ser reivindicados como fundamentos da interdisciplinaridade e condutores de um projeto educacional emancipador.

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Biografía del autor/a

CLAUDECIR DOS SANTOS, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor na Universidade de Chapecó e no ensino médio do Estado de Santa Catarina. Área de pesquisa: Filosofia e Sociologia da Educação. 

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Publicado

2013-12-09

Cómo citar

DOS SANTOS, C. . (2013). WALTER BENJAMIN E A EDUCAÇÃO: RECONSTRUINDO A INTERDISCIPLINARIDADE A PARTIR DA EXPERIÊNCIA, NARRAÇÃO E LINGUAGEM. Lenguaje, Educación Y Sociedad , (29), 199–226. Recuperado a partir de https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1336

Número

Sección

Artigos

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