Jogo Educativo Digital Prev-Sepse Pediátrica

Autores

  • Jakeline Barbara Alves Universidade Estadual de Londrina
  • Rosângela Aparecida Pimenta Universidade Estadual de Londrina
  • André Menolli Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26694/repis.v11i1.6466

Palavras-chave:

Jogos, Softwares, Sepse, Pediatria, Educação a distância, Tecnologia educacional

Resumo

Introdução: Os jogos sérios são uma nova estratégia de ensino e aprendizagem na área da educação e saúde, no entanto poucos são encontrados para profissionais sobre sepse pediátrica. Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um protótipo de jogo educativo e digital sobre sepse pediátrica. Método: Trata-se de um estudo metodológico para criação de um jogo educativo e digital, com base na metodologia design thinking. Os conteúdos foram extraídos das evidências científicas publicadas no âmbito nacional e internacional. As telas foram desenvolvidas conforme os requisitos de criação de jogos sérios e criadas na plataforma on-line Canva. Resultados: Foram desenvolvidas as telas do jogo Prev-Sepse Pediátrica com elementos que caracterizam a gamificação, buscando trazer o conteúdo com facilitadores para o aprendizado sobre conceito; identificação; tratamento inicial e prevenção de sepse; conceito e prevenção de infecção relacionada à assistência à saúde. Foram construídas 184 telas do protótipo, sendo: Tela inicial quatro telas; Fases do jogo: um, 23 telas; dois, 13 telas; três, 17 telas; quatro, 14 telas; cinco, 91 telas; Central de ajuda: 21 telas e; Tela final, uma tela. Conclusão: O protótipo permite visualizar o conteúdo disponível no jogo e como serão o formato visual e dinâmica das telas executáveis.

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Alves, J. B., Pimenta, R. A., & Andrade Menolli, A. L. (2025). Jogo Educativo Digital Prev-Sepse Pediátrica. Revista Prevenção De Infecção E Saúde, 11(1). https://doi.org/10.26694/repis.v11i1.6466

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