Tecnologias educacionais para prevenção e controle de infecções em serviços de saúde: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.26694/repis.v11i1.6288Palavras-chave:
Infecção Hospitalar, Prevenção de doenças, Educação continuada, Tecnologia educacionalResumo
Introdução: As tecnologias educacionais (TE) são essenciais para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Podem ser utilizadas na educação continuada dos profissionais de saúde com o foco na melhora da qualidade do atendimento e na segurança do paciente, facilitando a capacitação sistemática e aprimorando as práticas clínicas. Objetivo: Mapear a literatura científica sobre TE para prevenção e controle de infecções em serviços de saúde. Delineamento: Revisão de escopo segundo a JBI, conduzida nas bases de dados LILACS, PubMed/MEDLINE, Web of Science, SCOPUS e literatura cinzenta, correlacionado os descritores “Nursing”, “Infection Control” e “Education Technology”. A coleta de dados foi realizada em novembro de 2023, sem restrições de idioma ou data de publicação. Resultados: A busca resultou em 309 estudos, com leitura na íntegra de 19 e amostra final de 5 estudos. A maioria dos estudos foi realizada no Brasil, direcionada a profissionais de enfermagem, em espaços virtuais e 80% das tecnologias foram validadas por juízes. Implicações: O estudo identifica as TE desenvolvidas para promover a educação permanente em saúde e a prevenção e controle de infecções na corrente sanguínea, transmitidas por contato e por microrganismos emergentes. No entanto, há uma escassez de publicações sobre o uso dessas tecnologias na prevenção e controle de outras infecções como pneumonias associadas à ventilação mecânica (PAV) e infecções do trato urinário (ITU) nos serviços de saúde, apontando uma temática pouco explorada.
Referências
Santos Junior VB, Monteiro JCS. Educação e Covid-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Rev Encantar. 2020;2:1-15. http://dx.doi.org/10.46375/encantar.v2.0011
Stein M, Costa R, Gelbcke FL. Enfermagem e design na criação de produtos para a saúde: aproximando áreas e resolvendo problemas. Texto Contexto Enferm. 2023;32:e20220160. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2022-0160pt
Santos AMD, Lopes RH, Alves KYA, Oliveira LVE, Salvador PTCO. Análise do Conceito "Tecnologia Educacional" na Área da Saúde. EaD Foco. 2022;12(2):e1675.https://doi.org/10.18264/eadf.v12i2.1675
Campos KFC, de Cássia Marques R, Ceccim RB, Silva KL. Educação permanente em saúde e modelo assistencial: correlações no cotidiano do serviço na Atenção Primária a Saúde. APS Rev. 2019;1(2):132-140. https://doi.org/10.14295/aps.v1i2.28
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Programa Nacional de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (PNPCIRAS) 2021-2025. 2021.
Padilha MI. From florence nightingale to the covid-19 pandemic: the legacy we want. Texto Contexto Enferm. 2020;29:e20200327. https://doi.org/10.1590/1980-265X-TCE-2020-0327
Pinho CM, Bezerra BL, Lima ABA, Silva DAV, Silva EL, Reis JDO, Lima MCL. O uso dos bundles em unidades de terapia intensiva: prevenção e redução das infecções. Rev Enferm Digit Cuid Promoção Saúde. 2020;5(2):117-124. https://doi.org/10.5935/2446-5682.20200021
Lima MJA, Barbosa RLS, Matos LRR, Silva MF, Matos SRC, Dantas DRS, Ferreira JESM. Comissões de controle de infecção hospitalar na pandemia de COVID-19: Estratégias, desafios e impactos na saúde dos profissionais. In: Prevenção de infecções e gestão em contextos hospitalares: Práticas de saúde. Editora Omnipresença. 2024. http://dx.doi.org/10.47094/978-65-6036-496-7/12-23
Rosa de Souza ACJ. Infecção hospitalar: Prevenção e controle na unidade de terapia intensiva. Rev Ter Intensiva. 2024;28(132):123-135. https://doi.org/10.5281/zenodo.10801623
Vicente C, Amante LN, Santos MJD, Alvarez AG, Salum NC. Cuidado à pessoa com ferida oncológica: educação permanente em enfermagem mediada por tecnologias educacionais. Rev Gaúcha Enferm. 2019;40:e20180483. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2019.20180483
Silva NVN, Pontes CM, Sousa NFC, Vasconcelos MGL. Tecnologias em saúde e suas contribuições para a promoção do aleitamento materno: revisão integrativa da literatura. Ciênc Saúde Colet. 2019a;24(2):589-602. https://doi.org/10.1590/1413-81232018242.03022017
Peters MDJ, Godfrey C, McInerney P, Munn Z, Tricco AC, Khalil, H. Chapter 11: Scoping Reviews (2020 version). In: Aromataris E, Munn Z (Editors). JBI Manual for Evidence Synthesis. 2020. https://doi.org/10.46658/JBIMES-20-12
Tricco AC, Lillie E, Zarin W, O’Brien KK, Colquhoun H, Levac D, et al. PRISMA Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Ann Intern Med. 2018;169(7):467-73. https://doi.org/10.7326/M18-0850
Arksey H, O'Malley L. Scoping studies: towards a methodological framework. Int J Soc Res Methodol. 2005;8(1):19-32. https://doi.org/10.1080/1364557032000119616
Ouzzani M, Hammady H, Fedorowicz F, Elmagarmid A. Rayyan - a web and mobile app for systematic reviews. Systematic Reviews [Internet]. 2016 Dec [cited 2024 Oct 12];5(210). https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13643-016-0384-4
Moher D, Liberati A, Tetzlaff J, Altman DG. Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses: the PRISMA statement. PLoS Med. 2009;339:b2535. https://doi.org/10.1136/bmj.b2535
Dias ICB, Lima EDFA, Fioresi M, Carrara D, Oliveira ISD, Primo CC. Construction of hypermedia for prevention of bloodstream infection. Rev Bras Enferm. 2020;73:e20190593. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2019-0593
Verhoeven F, Steehouder MF, Hendrix RM, van Gemert-Pijnen JE. Factors affecting health care workers’ adoption of a website with infection control guidelines. Int J Med Inform. 2009;78(10):663-678. https://doi.org/10.1016/j.ijmedinf.2009.06.001
Souza NPG, Almeida PC, Carvalho REFL, Pereira MLD. Validation of educational technology for the prevention and control of contact-borne infections. Rev Rene. 2021;22:e59984. https://doi.org/10.15253/2175-6783.20212259984
Calik A, Cakmak B, Kapucu S, Inkaya B. The effectiveness of serious games designed for infection prevention and promotion of safe behaviors of senior nursing students during the COVID-19 pandemic. Am J Infect Control. 2022;50(12):1360-1367. https://doi.org/10.1016/j.ajic.2022.02.025
Roseira CE, Fittipaldi TRM, Costa LCSD, Silva DMD, Dias AAL, Figueiredo RM. Good practices with injectables: digital technology for nursing education to control infections. Rev Bras Enferm. 2022;75(6):e20210716. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2021-0716
Tsioutis C, Birgand G, Bathoorn E, Deptula A, Ten Horn L, Castro-Sánchez E, Mutters NT. Education and training programmes for infection prevention and control professionals: mapping the current opportunities and local needs in European countries. Antimicrob Resist Infect Control. 2020;9:1-12. https://doi.org/10.1186/s13756-020-00835-1
Drugeon B, Guenezan J, Pichon M, et al. Incidence, complications, and costs of peripheral venous catheter-related bacteraemia: a retrospective, single-centre study. J Hosp Infect. 2023;135:67-73. https://doi.org/10.1016/j.jhin.2023.02.012
Pryor R, Bearman G. Latest advancements in infection prevention technology. Infection Control Today. 2022 Sep;26(7).
Juskevicius LF, Padoveze MC. Precauções específicas para evitar a transmissão de microrganismos: desenvolvimento e validação de roteiro educacional. Cogitare Enferm. 2016;21(4):1-10. https://doi.org/10.5380/ce.v21i4.47060
Miranda P da S, Silva LF da, Cursino EG, Góes FGB, Pacheco ST de A, Moraes JRMM de. Development and validation of a video on first aid for choking incidents in the school environment. Rev Gaúcha Enferm 2023;44:e20220251. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2023.20220251.en.
Simões NCS, Tavares LO de M, Silva CMB da, Rodrigues SB, Oliveira SH, Guimarães EA de A, et al.. Construction and validity of an educational video to prevent immunization errors. Rev Bras Enferm 2023;76:e20230010. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2023-0010.
Haque M, Sartelli M, McKimm J, Abu Bakar M. Health care-associated infections – an overview. Infect Drug Resist. 2018;11:2321-2333. https://doi.org/10.2147/IDR.S177247
Dunn K, Hamilton Hurwitz H, Toledo JP, Schwaber MJ, Chu M, Chou R, Ford N, Allegranzi B, Baller A. Summary of WHO infection prevention and control guideline for COVID-19: striving for evidence-based practice in infection prevention and control. BMJ. 2024;385:q645. doi:10.1136/bmj.q645.
Rossin IR, Martins AC, Silva JF, Souza RCL, Andrade MP. Monkeypox: revisão aspectos epidemiológicos, clínicos, diagnósticos e terapêutica atualizada. Open Science Research XIV. 2024;14:252-64.
El Eid R, Allaw F, Haddad SF, Kanj SS. Human monkeypox: A review of the literature. PLoS Pathog. 2022;18(9):e1010768. doi:10.1371/journal.ppat.1010768.
Patel M, Weinheimer JD, Waites KB, Baddley JW. Active surveillance to determine the impact of methicillin-resistant Staphylococcus aureus colonization on patients in intensive care units of a Veterans Affairs Medical Center. Cambridge University Press. 2015. http://doi.org/10.1086/588161
Huang J, Cui C, Zhou S, Chen M, Wu H, Jin R, et al. Impact of multicenter unified enhanced environmental cleaning and disinfection measures on nosocomial infections among patients in intensive care units. J Int Med Res. 2020;48(8):300060520949766. https://doi.org/10.1177/0300060520949766
Brandl LC, Schrader A. Serious Games in Higher Education in the Transforming Process to Education 4.0—Systematized Review. Education Sciences. 2024;14(3):281. https://doi.org/10.3390/educsci14030281
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Almeida Sales, Ester Barboza Tavares, Ana Beatriz França Bezerra, Gabriela Oliveira Xavier, Laura Campos Cavallazzi, Júlia Larissa de Souza Silva, Emanuela Batista Ferreira e Pereira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.