O renascimento da fé religiosa
Uma análise da reconfiguração da Religião a partir da Lógica Mercadológico Empresarial nas Sociedades Pluralistas Globalizadas
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.vol16i37.6710Palavras-chave:
Religião, Globalização, Modernidade, Secularização, MercadoResumo
A obra God is Back: how the global revival of faith is changing the world, escrita pelos jornalistas britânicos John Micklethwait e Adrian Wooldridge, oferece uma análise provocativa sobre o renascimento da fé religiosa em um mundo globalizado. Contrariando a tese secularista clássica, que previa o declínio da religião com o avanço da modernidade, os autores demonstram que o fenômeno religioso não apenas resiste, mas se expande em novas formas, especialmente no contexto das democracias liberais e das economias de mercado. Este artigo tem por objetivo analisar os argumentos centrais da obra, situando-os dentro dos debates contemporâneos sobre religião, modernidade, globalização e pluralismo, problematizando o paradoxo do fortalecimento da religião em um mundo supostamente secularizado.
Referências
BERGER, Peter L. The Desecularization of the World: a global overview. The Ethics and Public Policy Center/ Wm. B. Eerdmans Publishing Company, Grand Rapids, MI, USA, 1999.
CHÂTELET, François. História da filosofia: ideias, doutrinas. Tradução de Guido de Almeida. v. 4. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.
CONDILLAC, Étienne Bonnot de. Resumo selecionado do tratado das sensações. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 3 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984a. (Coleção Os Pensadores).
CONDILLAC, Étienne Bonnot de. Tratado dos sistemas. Tradução de Luiz Roberto Monzani. 3 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1984b. (Coleção Os Pensadores).
FEUERBACH, Ludwig. Preleções sobre a essência da religião. Tradução de José da Silva Brandão. Campinas-SP: Papirus, 1989.
GEYMONAT, Ludovico. Storia del pensiero filosófico e scientifico. 3 ed. v. 3. Milano: Gazanti, 1975.
JAUCOURT, Louis Chevalier de. Liberty. In. The encyclopedia of Diderot and D’Alembert. Translated by Thomas Zemanek. v. 9. Ann Arbor: Michigan Publishing, University of Michigan Library, 2009, pp. 471-472. Disponível em: <http://hdl.handle.net/2027/spo.did2222.0001.246>. Acesso em 8 Dez. 2016.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Tradução de Giasone Rebuá. 4 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973.
MARIANO, Ricardo. O neopentecostalismo: um conceito sociológico. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 19, n. 55, 2004, p. 29-52.
MCLELLAN, David. Marx y los jóvenes hegelianos. Traducción de Marcial Suarez. Bercelona: Ediciones Martínez Roca, 1971.
MICKLETHWAIT, J; WOOLDRIDGE, A. God is back: how the global rise of faith is changing the world. London: Penguin Books, 2009.
MOREIRA, Alberto da Silva. O futuro da religião no mundo globalizado – painel de um debate. In. MOREIRA, Alberto da Silva; OLIVEIRA, Irene Dias de. (Orgs.). O futuro da religião na sociedade global: uma perspectiva multicultural. São Paulo: Paulinas, 2008.
NUNES, Tiago Ribeiro. O retorno do religioso na contemporaneidade. In: Psicol. USP. São Paulo, v. 19, n. 4, p. 547-560, Dec. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642008000400011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 Abr. 2016.
OLIVEIRA, Manfredo Araújo de. A religião na sociedade urbana e pluralista. São Paulo: Paulus, 2013. (Coleção Temas de Atualidade).
PATY, Michel. D’Alembert. Tradução de Flávia Nascimento. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2005. (Coleção Figuras do Saber).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.