O renascimento da fé religiosa

Uma análise da reconfiguração da Religião a partir da Lógica Mercadológico Empresarial nas Sociedades Pluralistas Globalizadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol16i37.6710

Palavras-chave:

Religião, Globalização, Modernidade, Secularização, Mercado

Resumo

A obra God is Back: how the global revival of faith is changing the world, escrita pelos jornalistas britânicos John Micklethwait e Adrian Wooldridge, oferece uma análise provocativa sobre o renascimento da fé religiosa em um mundo globalizado. Contrariando a tese secularista clássica, que previa o declínio da religião com o avanço da modernidade, os autores demonstram que o fenômeno religioso não apenas resiste, mas se expande em novas formas, especialmente no contexto das democracias liberais e das economias de mercado. Este artigo tem por objetivo analisar os argumentos centrais da obra, situando-os dentro dos debates contemporâneos sobre religião, modernidade, globalização e pluralismo, problematizando o paradoxo do fortalecimento da religião em um mundo supostamente secularizado.

Biografia do Autor

Renato Almeida de Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutor em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a pesquisa intitulada "Secularização e o retorno do fenômeno religioso a partir da teoria do estranhamento em Marx". É mestre em Filosofia pela mesmo instituição com a pesquisa a sobre "O conceito de homem em Marx numa perspectiva crítico-emancipatória". Possui Graduação em Filosofia também pela Universidade Federal do Ceará, ocasião na qual desenvolveu uma pesquisa de iniciação científica sobre "Marx e a questão do humanismo" como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É Professor Adjunto do Curso de Filosofia da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Teoria Política e Social (GEPPS/UVA). É membro de Grupo de Pesquisa em Filosofia da Religião (GEpHIR/UVA) e do Grupo de Estudos Marxistas (GEM/UFC). Atualmente desenvolve pesquisas nas áreas de Filosofia da Religião e Filosofia e Teoria Social e Política a partir de Hegel, Feuerbach e Marx.

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Publicado

21-07-2025

Como Citar

DE OLIVEIRA, Renato Almeida. O renascimento da fé religiosa: Uma análise da reconfiguração da Religião a partir da Lógica Mercadológico Empresarial nas Sociedades Pluralistas Globalizadas. Pensando - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 136–149, 2025. DOI: 10.26694/pensando.vol16i37.6710. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/6710. Acesso em: 11 ago. 2025.

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