Antropologia e Religião
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.vol16i37.6697Palavras-chave:
Antropologia, Religião , Ser primordial, PuntelResumo
O contexto em que se pode hoje enquadrar um conhecimento adequado, na esfera das ciências humanas, sobre a religião se faz possível a partir de uma consideração da “revolução tecnológica” nos âmbitos da informação, dos transportes e das comunicações. Esta gestou um modelo novo de acumulação e regulação do capital, isto é, a globalização ou mundialização que não se reduz a uma transformação profunda no nível da configuração da esfera econômica, mas é uma realidade extremamente complexa e constituída por muitos fatores e muitas dimensões. Isto constituiu o pano de fundo que hoje marca e transforma profundamente a vida dos povos, suas instituições e seus modelos culturais.
Referências
AMIN S. Os desafios da Globalização, Aparecida: Ideias & Letras, 2006.
BERGER P.L. The Desecularization of the World. Resurgent Religion and the World Politics, Washington: W.W. Eerdmans Pub. Co., 1999.
CHESNAIS F. A mundialização do Capital, São Paulo: Xamã, 1996.
FORNET-BETANCOURT R. (org.). Kapitalistische Globalisierung und Befreiung. Religiöse Erfahrungen und Option für das Leben, Frankfurt am Main: IKO-Verlag für Interkulturelle Kommunikation, 2000.
FRANÇA MIRANDA M. de Igreja e sociedade, São Paulo: Paulinas, 2009.
HABERMAS J. O futuro da natureza humana. A caminho de uma eugenia liberal? , São Paulo: Martins Fontes, 2004.
KÜNG H. Religiões do mundo. Em busca dos pontos comuns, Campinas: Verus Editora, 2004.
LEGGEWIE Cl. Os críticos da Globalização em perspectiva crítica, in: SOUZA D.G. de/PETERSEN N., Globalização e Justiça, Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005.
MARTELLI, S. A religião na sociedade pós-moderna: entre a secularização e a dessecularização, São Paulo: Paulinas, 1995.
OLIVEIRA M.A. de. A presença da religião no novo contexto societário, in: A religião na sociedade urbana e pluralista, São Paulo: Paulus, 2013.
OLIVEIRA M.A. de. Desafios éticos da Globalização, São Paulo: Paulinas, 3ª. Ed, 2008.
PIERUCCI A.;PRANDI R. A realidade social das religiões no Brasil: religião, sociedade e política, São Paulo: Hucitec, 1996.
PUNTEL L.B. O que é o ser humano? Problemas, perspectivas e esboço de uma resposta básica parcial (mimeo), Brasília, 2006.
PUNTEL L.B. Ser e Deus. Um enfoque sistemático em confronto com M. Heidegger, É. Lévinas e J.-L. Marion, São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2011.
PUNTEL L.B. Ser e nada. O tema primordial da filosofia, São Leopoldo: Ed. UNISINOS, 2023.
SANTOS S. A sociedade global, São Paulo: Cortez, 2ª. Ed, 2002.
VATTIMO G. A sociedade transparente, Lisboa: Edições 70, 1991.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PENSANDO - REVISTA DE FILOSOFIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.