Secularismo e mercado religioso
DOI:
https://doi.org/10.26694/pensando.vol16i37.6706Palavras-chave:
Secularização, Mercado religioso, Ganância, Desejo de dominaçãoResumo
Este artigo tem dois objetivos: i) analisar o significado dos conceitos “secularização moderna” e “mercado religioso”; ii) refletir sobre como as tendências modernas têm influenciado a experiência religiosa. Como hipótese, afirmamos que a secularização moderna está presente no Brasil, criando novas denominações e, consequentemente, um mercado religioso, espaço competitivo pela busca de fiéis, no qual cada instituição visa maximizar seus lucros (ganância) e atender aos próprios interesses (desejo de dominação). Para amparar nossa hipótese, (1) apresentaremos o significado do termo “secularização” (nos sentidos político, prático e de escolha); em seguida, (2) argumentaremos que a secularização no Brasil deu origem ao que geralmente é chamado de “mercado religioso”. Como conclusão, sintetizaremos os resultados de nossa pesquisa e levantaremos algumas questões para a devida apreciação do leitor.
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