Secularismo e mercado religioso

Autores

  • Andrei Venturini Martins Instituto Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/pensando.vol16i37.6706

Palavras-chave:

Secularização, Mercado religioso, Ganância, Desejo de dominação

Resumo

Este artigo tem dois objetivos: i) analisar o significado dos conceitos “secularização moderna” e “mercado religioso”; ii) refletir sobre como as tendências modernas têm influenciado a experiência religiosa. Como hipótese, afirmamos que a secularização moderna está presente no Brasil, criando novas denominações e, consequentemente, um mercado religioso, espaço competitivo pela busca de fiéis, no qual cada instituição visa maximizar seus lucros (ganância) e atender aos próprios interesses (desejo de dominação). Para amparar nossa hipótese, (1) apresentaremos o significado do termo “secularização” (nos sentidos político, prático e de escolha); em seguida, (2) argumentaremos que a secularização no Brasil deu origem ao que geralmente é chamado de “mercado religioso”. Como conclusão, sintetizaremos os resultados de nossa pesquisa e levantaremos algumas questões para a devida apreciação do leitor.

Biografia do Autor

Andrei Venturini Martins, Instituto Federal de São Paulo

Doutor em Filosofia (PUC-SP, 2011)

Professor do Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Professor do PPG Filosofia (UVA)

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Publicado

21-07-2025

Como Citar

MARTINS, Andrei Venturini. Secularismo e mercado religioso. Pensando - Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 37, p. 16–24, 2025. DOI: 10.26694/pensando.vol16i37.6706. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/pensando/article/view/6706. Acesso em: 13 ago. 2025.

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