O PAPEL DO APOIO PEDAGÓGICO NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS EM CLASSES REGULARES
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6582Palavras-chave:
autismo, inlusão, escola, professor, apoioResumo
Dado o crescente aumento das matrículas de alunos autistas em escolas regulares, é imprescindível refletir sobre a influência das práticas pedagógicas e a capacitação dos profissionais da educação no processo de inclusão desses alunos. Este estudo analisa o papel do apoio pedagógico na inclusão de alunos autistas em classes regulares, com foco na atuação dos professores de apoio. Investiga-se como esses profissionais contribuem para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos. Destaca-se a importância da formação contínua dos professores e da implementação de estratégias pedagógicas adaptadas às necessidades individuais dos alunos autistas. A metodologia adotada é uma revisão bibliográfica e documental, com análise de obras e pesquisas científicas sobre a inclusão de alunos autistas e a capacitação docente, além de documentos legais que regulamentam a inclusão no Brasil. A pesquisa propõe a reflexão de que a verdadeira inclusão escolar vai além da matrícula dos alunos com TEA, sendo fundamental a qualificação dos educadores para garantir um ensino adaptado e um ambiente acolhedor e equitativo para todos.
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