A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO BRASIL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA E AVALIATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6210Palavras-chave:
Educação escolar indígena, Políticas Públicas, Avaliação EducacionalResumo
Este artigo investiga a educação escolar indígena no Brasil, focando na quantidade e distribuição territorial das pesquisas acadêmicas sobre o tema. A análise baseou-se em teses e dissertações encontradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Foram utilizados termos de busca como “Educação Escolar Indígena”, “Sala de Aula” e “Ensino”. A pesquisa revela que, embora haja uma preocupação crescente com a educação indígena, a participação dessas escolas em avaliações nacionais como o SAEB é limitada. As escolas indígenas frequentemente são excluídas devido ao uso da língua materna e à predominância de classes multisseriadas, que são comuns em ambientes rurais e indígenas. Além disso, há uma falta de publicações significativas que ofereçam soluções práticas para melhorar a educação indígena. Os dados indicam que muitas dessas escolas não estão integradas nos sistemas de avaliação existentes, o que invisibiliza os alunos indígenas nas políticas públicas educacionais. A análise de 21 trabalhos mostra uma concentração de pesquisas nas áreas de Ciências Exatas e da Natureza, com menor ênfase na Língua Portuguesa. O estudo também destaca a necessidade de políticas públicas mais eficazes e de avaliações específicas para atender às necessidades das comunidades indígenas, garantindo-lhes uma educação de qualidade que respeite suas particularidades culturais e linguísticas. É crucial que essas escolas sejam incluídas em sistemas de avaliação que considerem suas especificidades para que possam planejar ações que visem a melhoria da educação para esse público.
Downloads
Referências
AMES, V. D. B. Indígenas no ensino superior: uma análise sobre a formação dos estudantes Kaingang da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 2019. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/207186/001111357.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 10 abr. 2022.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Panorama da educação do campo. Brasília, DF: MEC/Inep, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB. Brasília: MEC, 2017.
BRASIL. Resolução CEB Nº 3, de 10 de novembro de 1999. Fixa Diretrizes nacionais para o funcionamento das escolas indígenas e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rceb03_99.pdf. Acesso em: 15 abr. 2022.
BRERETON, P. et al. Lessons from applying the systematic literature review process within the software engineering domain. Journal of Systems and Software, v. 80, n. 4, p. 571–583, 2007.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
HIGGINS, J. P. T.; GREEN, S. (ed). Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions. Ed.5.1.0. (s.l.): The Cochrane Collaboration, 2011. Disponível em: www.handbook.cochrane.org. Acesso em 12 abr. 2022.
KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1-26, 2004.
LEÃO, M. F. et al. Concepções de estudantes indígenas em formação inicial sobre a química e o ensino dessa disciplina. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S. l.], v. 10, n. 5, p. 70–84, 2019. DOI: 10.26843/rencima.v10i5.1900. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1900. Acesso em: 10 mar. 2022.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MENDES, M. A.; DIAS BATISTA, H. M.. As diferentes práticas de contagem entre os Guarani e Kaiowá: elo entre educação escolar e educação indígena na formação inicial de professores de matemática. Linguagens, Educação e Sociedade, [S. l.], n. 37, p. 72–89, 2017. DOI: 10.26694/les.v1i37.7577. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1203. Acesso em: 30 mar. 2025.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 14. ed. Hucitec, 2014.
MUGNAINI, R.; JANUZZI, P. M.; QUONIAM, L. Indicadores bibliométricos da produção cientifica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 123-131, maio/ago 2004.
NASCIMENTO, C. A. R. et al. Educação Superior Indígena na perspectiva da Interculturalidade. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/12979/11639/169462. Acesso em: 18 jun. 2022.
PETTICREW, M.; ROBERTS, H. Systematic reviews in the social sciences: A practical guide. Oxford: John Wiley & Sons, 2008.
SILVA, J. A.; BIANCHI, M. L. P. Cientometria: a métrica da ciência. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 11, n. 20, p. 5-10, 2001.