EDUCAÇÃO 5.0: DELIMITANDO PARÂMETROS E CONSTRUINDO NOVAS DEFINIÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6014

Palavras-chave:

Revisão da literatura, Gerações educacionais, Educação holística

Resumo

Este trabalho de revisão bibliográfica buscou caracterizar a geração educacional denominada Educação 5.0 com base na produção científica nacional acerca do tema. Para isso foi realizada uma revisão sistemática da literatura seguindo o Protocolo Cochrane 5.1, usando como base de dados o Portal de Periódicos CAPES, a Scientific Electronic Library Online e o Google Acadêmico. Foram encontrados um total de 230 trabalhos, dos quais apenas 11 passaram por todos os critérios de inclusão e exclusão. A partir disso foi possível prospectar dados relacionados às mudanças percebidas na função social da escola, que necessita formar alunos prontos para viver a sociedade do século XXI de forma democrática, colaborativa, proativa e com respeito aos direitos humanos. Também foi identificada a necessidade de se revisarem os conhecimentos, habilidades e competências essenciais para a vida atual, demonstrando a importância de uma aprendizagem ativa com interação máxima entre alunos e seus pares, assim como com os professores e a comunidade. Para isso, percebemos que a literatura indica como fundamental o uso de metodologias ativas de ensino que conectem e harmonizem o mundo real e o ciberespaço. Ao final, sugerimos uma definição panorâmica para a geração educacional em debate, sem contudo ter a pretensão de estabelecer uma verdade indiscutível.

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Biografia do Autor

Paulo Sérgio Pereira Bagestero, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Professor de Ciências da Natureza na Prefeitura Municipal de Santa Maria-RS e Professor de Química na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Daniel Henrique Roos, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor adjunto e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

Pereira Bagestero, P. S., & Henrique Roos, D. (2025). EDUCAÇÃO 5.0: DELIMITANDO PARÂMETROS E CONSTRUINDO NOVAS DEFINIÇÕES . Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–27. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6014

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