EDUCAÇÃO 5.0: DELIMITANDO PARÂMETROS E CONSTRUINDO NOVAS DEFINIÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.6014Palavras-chave:
Revisão da literatura, Gerações educacionais, Educação holísticaResumo
Este trabalho de revisão bibliográfica buscou caracterizar a geração educacional denominada Educação 5.0 com base na produção científica nacional acerca do tema. Para isso foi realizada uma revisão sistemática da literatura seguindo o Protocolo Cochrane 5.1, usando como base de dados o Portal de Periódicos CAPES, a Scientific Electronic Library Online e o Google Acadêmico. Foram encontrados um total de 230 trabalhos, dos quais apenas 11 passaram por todos os critérios de inclusão e exclusão. A partir disso foi possível prospectar dados relacionados às mudanças percebidas na função social da escola, que necessita formar alunos prontos para viver a sociedade do século XXI de forma democrática, colaborativa, proativa e com respeito aos direitos humanos. Também foi identificada a necessidade de se revisarem os conhecimentos, habilidades e competências essenciais para a vida atual, demonstrando a importância de uma aprendizagem ativa com interação máxima entre alunos e seus pares, assim como com os professores e a comunidade. Para isso, percebemos que a literatura indica como fundamental o uso de metodologias ativas de ensino que conectem e harmonizem o mundo real e o ciberespaço. Ao final, sugerimos uma definição panorâmica para a geração educacional em debate, sem contudo ter a pretensão de estabelecer uma verdade indiscutível.
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