PANORAMA HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE NO BRASIL: REVISITAR O PASSADO PARA PENSAR O FUTURO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5420

Palavras-chave:

História da universidade brasileira, História da educação superior no Brasil, Universidade, Educação Superior, Ensino Superior

Resumo

A história da universidade brasileira, desde a sua fundação no Brasil-colônia até os mais recentes programas de expansão e ataques à autonomia universitária, demonstra a existência de um projeto de educação superior que foi se modificando de acordo com os contornos assumidos pelos diversos governos e interesses dos grupos que estiveram no poder. Neste artigo, partindo de referências como Brito, Dourado, Fávero, Sguissardi e Sobrinho, realizamos uma pesquisa de caráter teórico que se propõe a revisitar os fatos que forjaram o nosso modelo de universidade e refletir sobre os desafios postos à construção de uma universidade mais comprometida com a formação humana e a transformação social. Podemos afirmar que a universidade brasileira é um espaço realmente democrático à serviço da sociedade? Defendemos que conhecer a história da universidade brasileira e reconhecer seu papel na manutenção ou transformação da sociedade é fundamental para que se possa pensar nos novos e possíveis caminhos a serem tomados.

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Biografia do Autor

Patrícia de Sousa Oliveira, Universidade Federal de Catalão

 Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pedagoga no Programa de Apoio ao Docente, Técnico-administrativo e Discente (PROAPOIO) do curso de Medicina da Universidade Federal de Catalão (UFCAT), Catalão, Goiás, Brasil.

Vanessa Therezinha Bueno Campos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora titular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. E-mail: vbcampos@ufu.br

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Publicado

2025-05-23

Como Citar

de Sousa Oliveira, P., & Campos, V. T. B. (2025). PANORAMA HISTÓRICO DA UNIVERSIDADE NO BRASIL: REVISITAR O PASSADO PARA PENSAR O FUTURO. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(60), 1–20. https://doi.org/10.26694/rles.v29i60.5420

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