Chamada de Dossiê - Educação Rural e Educação do Campo na América Latina: políticas e práticas pedagógicas
A proposta do dossiê vincula-se às pesquisas da Rede Latino-Americana de Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). No contexto da Rede, em 2024, foi realizada uma experiência entre pesquisadores de países como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Uruguai e Venezuela, no formato de uma disciplina interinstitucional e internacional, sob coordenação de 6 programas de pós-graduação do Brasil, pertencentes às seguintes universidades: UECE/Ceará, UESB/Bahia, UFPB/Paraíba, UFRB/Bahia, UNEB/Bahia e UTP/Paraná. Os estudos apresentados na disciplina têm suscitado a necessidade de maior divulgação das pesquisas fundamentadas no pensamento educacional crítico latino-americano e, em especial, no que concerne às práticas pedagógicas e políticas educacionais relacionadas à Educação Rural e à Educação do Campo.
A Educação na América Latina tem sido objeto de estudo nas Ciências Humanas e Sociais. Particularmente, na pesquisa educacional, estudos de Santos (2020); Souza (2020); Santos, Moura e Bolaños (2022); Barbosa (2022), entre outros, têm problematizado a Educação Rural e a Educação do Campo, em perspectiva internacional. Embora o conceito predominante no contexto latino-americano seja o de Educação Rural, são consideradas as aproximações investigativas e político-pedagógicas entre as experiências da Educação do Campo no Brasil e as dos demais países latino-americanos que têm dado atenção às demandas dos povos camponeses em relação à escola, currículo e formação docente.
Há um pensamento educacional crítico latino-americano pouco estudado no Brasil. O dossiê objetiva reunir resultados de pesquisas sobre políticas educacionais e práticas pedagógicas construídas em países da América Latina com e para os povos do campo. Pesquisas realizadas por grupos que estejam articulados em redes internacionais de pesquisa, que se vinculem ao pensamento educacional crítico latino-americano e que, portanto, problematizem os condicionantes históricos que envolvem a Educação Rural e a Educação do Campo na América Latina. Ainda, estudos que estejam atentos às problemáticas tais como educação e movimentos sociais do campo; Educação do Campo, Educação Rural, políticas públicas e as identidades latino-americanas; formação docente; práticas pedagógicas; manuais didáticos; organização pedagógica em multissérie; avaliação educacional e tendências teóricas na produção do conhecimento educacional na América Latina; Educação Ambiental e Agroecologia no contexto da Educação Rural e da Educação do Campo; Movimentos sociais do campo, processos educativos e pedagógicos e território. Também nos interessa artigos que abordem outras concepções e práticas pedagógicas realizadas no contexto do campo, na perspectiva da Interculturalidade, da Educação Própria, da Etno-educação e da Educação Intercultural Indígena. O dossiê abarca experiências desenvolvidas por movimentos sociais do campo, das águas e das florestas, povos indígenas e quilombolas, de outros territórios do campo, bem como as derivadas das políticas públicas, desde a Educação na primeira infância até à formação universitária
Organizadores:
Arlete Ramos dos Santos (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB/Brasil)
Lia Pinheiro Barbosa (Universidade Estadual do Ceará - UECE/Brasil)
Felipe Marín (Universidad Catolica del Maule - UCM/Chile)
Prazo de submissão: até 15 de novembro de 2025
Publicação do Dossiê: Fevereiro de 2026
As normas para submissão de trabalhos encontram-se disponíveis na página: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/about/submissions
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