Chamada Dossiê: Políticas de Ações Afirmativas e o Antirracismo na Pós- Graduação

2025-05-23

O dossiê "Políticas de Ações Afirmativas e o Antirracismo na Pós-Graduação" tem como objetivo compartilhar estudos e pesquisas que discutam as Políticas de Ações Afirmativas e as estratégias antirracistas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação no Brasil,  que contribuam para o debate teórico-metodológico acerca do marco legal estabelecido pelas Leis nº 12.711/2012 e nº 14.723/2023.

As ações afirmativas no Brasil representam uma conquista histórica dos movimentos negros e indígenas. Essas políticas públicas emergem como resposta às profundas desigualdades raciais que estruturam a sociedade brasileira, particularmente no âmbito da educação superior. Seu principal objetivo é promover equidade ao enfrentar os mecanismos de exclusão que historicamente limitaram o acesso e a permanência de populações sub-representadas nos espaços acadêmicos, especialmente na Pós-Graduação.

A implementação de políticas públicas de ações afirmativas exige uma análise crítica das experiências desenvolvidas nos diferentes territórios, com especial atenção às trajetórias acadêmicas marcadas pelas interseccionalidades de raça, gênero, classe, sexualidade e acessibilidade. Este dossiê propõe-se ainda a fomentar o debate acerca dos mecanismos de ingresso no ensino superior, incluindo a discussão sobre a adoção (ou não) de bancas de heteroidentificação, os critérios de distribuição de vagas reservadas e as recentes atualizações no marco legal promovidas pelo poder legislativo.

Organizadores:

Túlio Henrique Pereira  (Universidade Regional do Cariri)

Adilson Pereira dos Santos (Universidade Federal de Ouro Preto)

Prazo de submissão: até 15 de setembro de 2025

Publicação do Dossiê: Dezembro de 2025

 

As normas para submissão de trabalhos encontram-se disponíveis na página: https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/about/submissions