COMPLEXIDADE DA BANDA DE MÚSICA NO PROCESSO EDUCATIVO: UMA REFLEXÃO EM BANDAS ESCOLARES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7271

Keywords:

Music Education, Music Band, School, Complexity Thinking

Abstract

O presente trabalho objetiva refletir sobre o lugar formativo da banda escolar a partir da teoria da complexidade de Edgar Morin. Como abordagem metodológica foi realizada uma pesquisa qualitativa, em uma perspectiva epistemológica multidimensional incluindo: Pesquisa de revisão sobre ensino de música na escola e métodos para bandas escolares; Revisão dos fundamentos da teoria da complexidade de Edgar Morin; Análise de portfólios de bandas de música do contexto das escolas de educação básica do município de Aparecida de Goiânia. Como fundamentação teórica foi apresentada a teoria da complexidade de Edgar Morin (2000, 2003, 2015), e no campo da educação musical os trabalhos de Barbosa (1996 e 1998), Penna (2008), Fonterrada (2008) e Swanwick (2003). A pesquisa apresentou a complexidade da banda escolar, ao mesmo tempo ressaltou formas de equilíbrio e meios de conexões entre os conhecimentos pertinentes existentes no ambiente da banda de música e comunidade escolar, o que possibilitou a percepção de uma formação multidimensional e integral.

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Author Biographies

Rogério Francisco Leite, Instituto Federal de Educação de Goiás - IFG

Mestre em Artes pelo Profartes - Instituto Federal de Goiás (IFG). Graduado em Licenciatura Educação Musical pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atua na área de bandas com a criação e regência de Bandas no estado de Goiás. Atualmente é Regente da Banda Sinfônica Municipal de Aparecida de Goiânia-Go, Professor e Maestro da Banda do Colégio Estadual Jesus Conceição Leal.

Eliton Perpétuo Rosa Pereira, Instituto Federal de Educação de Goiás - IFG

Doctor in Education from the University of Santiago de Compostela (USC-Spain). Degree and Master in Music from the School of Music and Performing Arts (EMAC-UFG). Specialist in Technologies in Education (PUC-RJ). At the Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG) he works in the Degree in Music and the Master in Arts. He has experience in Music Education, Choir Singing and Teacher Training. He coordinates the 'MOUSIKÊ - Goiano Interinstitutional Group for Research in Music Education'.

Cristiano Aparecido da Costa, Instituto Federal de Educação de Goiás-IFG

Pós-doutorado e Doutorado em Educação (FE - UFG). Mestre em Música/Educação Musical (EMAC - UFG). Especialista em Música Brasileira (EMAC - UFG) e Docência Universitária (Fago). Possui graduação em Educação Artística/habilitação em Música (EMAC/UFG). Integrante (pesquisador) do Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte (NEVIDA/UFG) e do Grupo Interinstitucional Goiano de Pesquisa em Educação Musical (MOUSIKÊ/IFG). Docente de Nível Médio e Nível Superior na área de Educação Musical no Instituto Federal de Goiás. Docente e orientador no programa de Pós-graduação stricto sensu em Artes (Prof-Artes) do IFG.

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Published

2025-12-06

How to Cite

LEITE, Rogério Francisco; PEREIRA, Eliton Perpétuo Rosa; COSTA, Cristiano Aparecido da. COMPLEXIDADE DA BANDA DE MÚSICA NO PROCESSO EDUCATIVO: UMA REFLEXÃO EM BANDAS ESCOLARES. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e01–21, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i3.7271. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7271. Acesso em: 16 dec. 2025.

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ARTIGOS