GRUPO ESCOLAR DE ILHÉOS E O PROJETO REPUBLICANO: DEBATE POLÍTICO SOBRE O USO SOCIAL DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6435

Keywords:

History of Education, Ilhéos School Group, Primary education, Press

Abstract

This work aims to analyze the political debate arising from the creation of the Ilhéos School Group based on the collection consulted at the Regional Documentation and Memory Center of the State University of Santa Cruz (CEDOC/UESC), to understand, in the light of the History of Education, the speeches that were presented in the press during the period of its construction, inauguration and operation. The interest of this research is the investigation into the republican education project that brings with it the reorganization of primary instruction via School Groups. In Ilhéus, this context appears with the creation of the Ilhéos School Group (1915), becoming the second in Bahia. The studies by Nagle (2001), Almeida (2018), Vidal (2006) and Carvalho (2015) were fundamental in analyzing the debate on republican education in Brazil and Bahia. Based on studies by Souza and Faria Filho (2006), Bencostta (2005) and Monteiro (2017), it was possible to analyze the primary education project in Bahia and Ilhéus, via Grupo Escolar. This is documentary research, of an exploratory nature, with the main sources being Jornal de Ilhéos 1914-1919 and Correio de Ilheós 1921-1930. The analysis was based on the evidentiary method developed by Ginzburg (2014). The procedures described allowed us to analyze aspects of the political trajectory of Ilhéus, the formative intentions present in the school architecture and led to understanding the GE as a symbol of the city's History of Education, being a space for sociability. There was a debate about the urgency of preserving the heritage of this almost 110-year-old school building, which is currently closed and in a deplorable state, housing the municipality's library and public archive.

Downloads

Author Biographies

Letícia Alves André, Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada na Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Mestranda na Linha 2 (Políticas, Culturas e Educação Democrática) do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Profissional em Educação) - PPGE/UESC. Atua como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação - GRUPPHED/UESC. É membro integrante Projeto de Pesquisa HISTÓRIAS DOCUMENTADAS: acervos escolares, memórias e patrimônios educativos (UESC), do Grupo de Pesquisa PORTAL DO BICENTENÁRIO - CNPq e do Projeto de Extensão PORTAL DO BICENTENÁRIO: 200 anos de escolas públicas no Brasil - PROEX/UESC. 

Marcelo Gomes da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF- 2018). Possui mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- 2012). Foi pesquisador pelo Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (2013). Bacharel e Licenciado em Historia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF - 2009). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Santa Cruz-(UESC) / Ilhéus - BA. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação- PPGE. Coordenador do Projeto de Pesquisa HISTÓRIAS DOCUMENTADAS: acervos escolares, memórias e patrimônios educativos. É coordenador do Projeto de Extensão PORTAL DO BICENCETENÁRIO: 200 anos de Escolas Públicas no Brasil. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação-GRUPPHED. Coordenador do Projeto de Ensino: "Documentar a própria vida": História, memória e formação de professores/as. Membro do Comitê de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2022-2025. Membro do Comitê Científico da Universidade Estadual de Santa Cruz - 2023-2025. Coordenador da linha de pesquisa "Políticas, Culturas e Educação Democrática - PPGE/UESC. Coordenador da Área de Política e Legislação da Educação do Departamento de Ciências da Educação- UESC- 2023-2024.

References

ALENCAR, I. R. de F. S. de; BERTO, R. C. O Grupo Escolar de São Mateus pelas lentes dos inspetores escolares: contradições de um discurso (1908-1930). Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 23, n. Contínua, p. e–2024, 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v23-e2024-02.

ALMEIDA, C. B. de. Um paíz de poucas letras? Experiências de educabilidade, instrução obrigatória e analfabetismo na “Cidade Maravilhosa” (1900-1922). 2018. 367f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/10463. Acesso em: 05 set. 2024.

BAHIA (Estado). Lei n. 117 de 24 de agosto de 1895. Organiza o ensino na Bahia. Governo do Estado da Bahia, 1895. Disponível em: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=235130&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=14791. Acesso em: 05 set. 2024.

BARBOSA, C. R. A. Notícia Histórica de Ilhéus. Itabuna: edição do autor, 1994, 138p.

BARROS, I. A. dos S. Colégio Central da Bahia: conflitos e resistências na história da educação (1964-1985). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2023. Disponível em: https://www.biblioteca.uesc.br/pergamumweb/vinculos/202110852D.pdf. Acesso em: 23 jan. 2025.

BENCOSTTA, M. L. História da educação: arquitetura e espaço escolar. São Paulo, SP: Cortez. 2005.

CAMPOS, R. D. de. No rastro de velhos jornais: considerações sobre a utilização da imprensa não pedagógica como fonte para a escrita da história da educação. Rev. bras. hist. educ., campinas-SP, v. 12, n. 1 (28), p. 45-70, jan./abr. 2012. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/38775. Acesso em: 02 out. 2024.

CARVALHO, J. M. de. A formação das almas: o imaginário da República no Brasil. 1 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CARVALHO, P. M. S. de. Trabalhadores, associativismo e política no sul da Bahia (Ilhéus e Itabuna, 1918-1934). 2015. 294f. Tese (doutorado) – Programa de Pós-Graduação em História Social.Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/23329. Acesso em: 03 out. 2024.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. (Orgs.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4941227/mod_resource/content/0/Ana%CC%81lise%20documental_Cellard.pdf . Acesso em: 23 jan. 2025.

CHIOZZINI, D. F.; LEAL, L. S. As alunas negras da Escola Doméstica de Nossa Senhora do Amparo (1889-1910). Revista Brasileira de História da Educação, v. 22, n. 1, p. e213, 1 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v22.2022.e213.

COSTA, E. M. Instituições escolares no Marajó. Revista Brasileira de História da Educação, v. 23, n. 1, p. e285, 24 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v23.2023.e285.

ESCOLANO BENITO, Agustín. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. Rocha, Heloísa Helena Pimenta; Silva, Vera Lucia Gaspar da. Campinas: Alínea, 2017.

FREITAS, F. S. M. Dos galpões de cacau aos balcões do comércio: debates, disputas e enfrentamentos na criação da Escola Comercial de Ilhéus (1934-1941). 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Educação, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus-BA, 2023. Disponível em: https://www.biblioteca.uesc.br/pergamumweb/vinculos/202110850D.pdf. Acesso em: 23 jan. 2025.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

GRIMALDI, L. C.; BITTENCOURT ALMEIDA, D. Narrativas do espaço habitado: sensibilidades no estudo dos prédios escolares de Porto Alegre/RS (1940/1980). Revista História da Educação, [S. l.], v. 24, p. e99641, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/99641.

HEINE, M. L. Dados para a elaboração de uma História de Ilhéus. Fundação Cultural de Ilhéus. Disponível em: Centro de Documentação e Memória Regional – UESC. S/d, S/p.

LAPA, D. A.; AMORIM, S. S. O encontro das linhas: cidade de Aracaju e grupos escolares (1914-1925). Revista História da Educação, [S. l.], v. 24, p. e93420, 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/93420.

LIMA, D. K. de. Educação pública e secundarista em Salvador: O Ginásio da Bahia, 1895-1942. In: História da educação na Bahia. José Augusto Ramos da Luz e José Carlos Silva (Orgs.). p. 197-231, 2008.

LUZ, J. A. R. Educação, sociedade e infância na Bahia Republicana. In: História da educação na república: instituições, culturas escolares e trajetórias docentes/ Antonieta Miguel, José Augusto Ramos da Luz (Orgs.). p. 19-42, 2019.

MAGALHÃES, J. Municípios e História da Educação. Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 9–20, 2019. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v18n1-2019-2.

MEURER, S. DOS S. A noção de educação estética no currículo da escola primária no Paraná – início do século XX. Revista Brasileira de História da Educação, v. 21, n. 1, p. e165, 1 fev. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.4025/10.4025/rbhe.v21.2021.e165.

MONTEIRO, C. P. dos S. Para uma história dos grupos escolares na Bahia: a trajetória do Grupo Escolar Rio Branco (1905//1929). 2017, 140 f. Dissertação (Mestrado) –. Mestrado do Programa de Pós Graduação em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2017. Disponível em: https://saberaberto.uneb.br/items/197d16a7-bf98-4a5e-b722-2e664163fad7. Acesso: 14 jun. 2024.

NAGLE, J. Educação e sociedade na Primeira República. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. 411p.

PAULILO, A. L.. Aspectos políticos das reformas da instrução pública na cidade do Rio de Janeiro durante os anos 1920. Revista Brasileira de História, v. 23, n. 46, p. 93–122, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882003000200005.

PESSÔA, M. de C. No Tempo de Mário Pessôa. Salvador: edição do autor, 1994, 190p

RAMOS, G. P. Inserção social dos Grupos Escolares de Campinas segundo os Anuários do Ensino do Estado de São Paulo (1907-1920). Revista Brasileira de História da Educação, v. 24, n. 1, p. e326, 24 maio 2024. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e326.

SANTANA, T. S. de; et al. O ESPORTE EM ILHÉUS E A CONSOLIDAÇÃO DO INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA (1921). Movimento, v. 28, p. e28030, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.113797.

SAVIANI, D. INSTITUIÇÕES ESCOLARES: CONCEITO, HISTÓRIA, HISTORIOGRAFIA E PRÁTICAS. Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 4, 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/382. Acesso em: 23 jan. 2025.

SILVA, C. A. da C. J. J. Seabra e o higienismo à la carte: um estudo descritivo e analítico sobre as relações que forjaram a construção da modernidade conservadora baiana (1912-1924). Salvador, 2019, 268p, Tese de Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA e UEFS. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/31477. Acesso em: 09 out. 2024.

SILVA, G. F. da; MIGUEL, M. E. B. O papel social da Escola Estadual Dom Orione (Curitiba/PR) e as políticas nacionais e estaduais de educação (1967a 1971). Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 22, n. Contínua, p. e–210, 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v22-2023-210.

SILVA, J.; ALMEIDA, C.; GUINDANI, J. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais. Ano I, nº 1, jul. 15p, 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351. Acesso em: 20 jun. 2024.

SOUZA CHALOBA, R. F. de. A contribuição dos Estudos sobre Grupos Escolares para a Historiografia da Educação Brasileira: reflexões para debate. Revista Brasileira de História da Educação, 19, e063 2019. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/47241. Acesso em: 29 jan. 2025.

SOUSA, M. do S. A. de. Mobília escolar: os modelos franceses e norte-americanos circulantes na instrução primária do Pará. Revista Brasileira de História da Educação. v. 24, 25p, 2024. DOI: https://doi.org/10.4025/rbhe.v24.2024.e299.

STENTZLER, M. M. Inspeção e práticas cotidianas no Grupo Escolar Balduíno Cardoso, Porto União/SC (1954-1957) . Revista História da Educação, [S. l.], v. 27, 2023. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/126481.

TEIS, D. T.; TEIS, M. A. A abordagem qualitativa: a leitura no campo de pesquisa. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-8, 2006. Disponível em: https://arquivo.bocc.ubi.pt/pag/teis-denize-abordagem-qualitativa.pdf. Acesso em: 02 jun. 2024.

VIDAL, D. G. Grupos escolares: Cultura escolar primária e escolarização da infância no Brasil (1893-1971). 1 ed. Campinas: Mercado de Letras. 2006, v. 1, 376p. Disponível em:https://www.academia.edu/42048563/Grupos_Escolares_Cultura_escolar_prim%C3%A1ria_e_escolariza%C3%A7%C3%A3o_da_inf%C3%A2ncia_no_Brasil_1893_1971_. Acesso em: 05 out. 2024.

Published

2025-04-23

How to Cite

ANDRÉ, Letícia Alves; SILVA, Marcelo Gomes da. GRUPO ESCOLAR DE ILHÉOS E O PROJETO REPUBLICANO: DEBATE POLÍTICO SOBRE O USO SOCIAL DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–21, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6435. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6435. Acesso em: 8 jul. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS