EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM OLHAR SOBRE AS REFLEXÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROJETO “RAÍZES CULTURAIS: AGRICULTURA FAMILIAR” E O SEGMENTO “ASPECTOS HISTÓRICOS: IMPACTOS AMBIENTAIS, AGROTÓXICOS, SAÚDE E POLUIÇÃO DA ÁGUA”, NUMA ESCOLA DO CAMPO, M
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Meio Ambiente, Recursos hídricos, Sistema Agroflorestal, Relação escola-comunidadeResumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre as experiências compartilhadas acerca da educação e percepção ambiental dos sujeitos envolvidos no projeto “Raízes culturais: agricultura familiar” e o segmento “Aspectos históricos: impactos ambientais, agrotóxicos, saúde e poluição da água”, numa escola do campo, município de Alto Alegre do Maranhão-MA. De abordagem qualitativa e baseado em estudo de caso, utilizou-se como coleta de dados dois questionários semiestruturados (dirigidos aos dois proprietários durante duas atividades de campo – brejo e SAF’s), as discussões realizadas em sala (argumentos/falas dos estudantes), assim como os comportamentos e reflexões espontâneas dos educandos e professores durante a realização das atividades propostas. Trilhando-se por um viés mais discursivo dos dados, foi possível se observar que, mesmo os alunos e professores, de certo modo, já possuírem uma sensata consciência acerca da preservação e conservação dos recursos naturais, as atividades propostas contribuíram, significativamente, para um repensar sobre nossas atitudes para com o meio ambiente. Além disso, as atividades de campo se constituíram como um importante meio integrador entre teoria e prática, fortalecendo, também, a tríade escola-família-comunidade.
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