OS DILEMAS ENCONTRADOS NA SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM INÍCIO DE CARREIRA

Authors

Keywords:

Educação Física, professores iniciantes, socialização profissional, dilemas

Abstract

Ao considerarmos que a socialização profissional docente comporta características problemáticas, objetivamos neste estudo, analisar os dilemas encontrados na socialização profissional nas percepções de professores de Educação Física (EF) na Educação Básica (EB) em início de carreira, da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos uma entrevista como instrumento de pesquisa, tendo as informações coletadas interpretadas pela análise de conteúdo. Selecionamos como participantes do estudo cinco professores de EF iniciantes na EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que os dilemas encontrados na socialização profissional pelos professores estudados foram: a falta de acolhimento profissional docente adequado na escola básica; a falta de apoio profissional docente na escola básica; o isolamento profissional docente na escola básica; e, as difíceis relações interpessoais estabelecidas na escola básica. Assim sendo, podemos afirmar que o processo de socialização dos professores de EF iniciantes na EB está intimamente associado à cultura escolar.

Author Biographies

Hugo Norberto Krug, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado), ambos da UFSM.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral a Saúde (Mestrado-Doutorado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) / Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Erechim); Professor do Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (Mestrado-Doutorado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Professor do Curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado da UNICRUZ.

Marilia de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Licenciada em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e  Saúde (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral a Saúde (Mestrado-Doutorado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) / Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) / Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI – Erechim); Professora do Curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado da UNICRUZ.

 

References

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.

CANCHERINI, Ângela. A socialização do professor iniciante: um difícil começo. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, Santos, 2009.

CARDOSO, Solange. A relação dialética entre a inserção na carreira e as condições de trabalho docente. Revista Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 18, n. 1, p. 185-196, jan./abr. 2020.

CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da et al. A organização escolar e o trabalho docente de professores iniciantes de Educação Física de Criciúma - SC. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, p. 769-781, out./dez. 2015.

COSTA, Bruno Oliveira; HENRIQUE, José; FERREIRA, Janaína da Silva. Percepções pessoais de uma professora de Educação Física em início de carreira. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 173-186, 2013.

DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

FELDKERCHER, Nadiane; ILHA, Franciele Ross da Silva. O professor iniciante na Educação Física Escolar: inserção profissional, desafios e possibilidades. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional Brasileiro, Curitiba, v. 14, n. 37, p. 135-153, 2019.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbos. Análise de conteúdo. Brasília: Líber Livro, 2005.

FRESCHI, Elisandra Mottin; FRESCHI, Márcio. Relações interpessoais: a construção do espaço artesanal no ambiente escolar. Revista de Educação do IDEAU, Getúlio Vargas, v. 8, n. 18, p. 1-12, jul./dez. 2013.

FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. Organização escolar e socialização profissional de professores iniciantes. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 155-172, mar. 2002.

GABARDO, Cláudia Valéria; HOBOLD, Maria de Souza. Início da docência: investigando professores do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 03, n. 05, p. 85-97, ago./dez. 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.) et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

GOMES, Tiago Pereira. Trabalho docente no contexto da Educação Básica: narrativas de professores iniciantes. Form@re – Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, Teresina, v. 8, n. 1, p. 82-95, jan./jun. 2020.

HUBERMAN, Michaël. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 2000.

KAEFER, Rita de Cássia Lindner; BOSSLE, Fabiano; FONSECA, Denise Grosso da. “Quando cada caso não é um caso” e quando cada caso é um caso: um estudo de casos etnográfico com professores de Educação Física iniciantes da rede de ensino de Novo Hamburgo/RS. In: CONCEIÇÃO, Victor Julierme Santos da; FRASSON, Jéssica Serafim (orgs.). Textos e contextos sobre o trabalho do professor de Educação Física no início da docência. Porto Alegre: Sulina, 2016.

KRUG, Hugo Norberto. Expectativas e realizações de professores de Educação Física no início da docência na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, ano 17, n. 44, v. esp. - EF, p. 50-61, jun. 2021a.

KRUG, Hugo Norberto. Encantos e desencantos na profissão de professores de Educação Física iniciantes da Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, ano 17, n. 43, v. esp. - EF, p. 4-13, fev. 2021b.

KRUG, Hugo Norberto. Os (des)caminhos na prática pedagógica de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica na busca da fase de estabilização na carreira docente. Revista Querubim, Niterói, ano 18, n. 47, v. 08 - esp. - EF, p. 51-63, jun. 2022a.

KRUG, Hugo Norberto. O real e o ideal da prática pedagógica nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, ano 18, n. 46, v. esp. - EF, p. 19-31, fev. 2022b.

KRUG, Hugo Norberto. Os dilemas do início da docência nas percepções de professores de Educação Física na Educação Básica. Revista Gestão Universitária, Belo Horizonte, p. 1-12, jan. 2022c. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/os-dilemas-do-inicio-da-docencia-nas-percepcoes-de-professores-de-educacao-fisica-na-educa. . Acesso em: 28 set. 2023.

KRUG, Hugo Norberto. As características do início da docência em Educação Física na Educação Básica. Revista Saberes Docentes, Juína, v. 8, n. 15, p. 1-20, jan./jun. 2023.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso. Problemas / dificuldades / dilemas / desafios da formação profissional e da prática pedagógica de professores de Educação Física. Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 12, n. 2, p. 1-25, 2018.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Rodrigo de Rosso. Ser professor de professores de Educação Física na escola: a passagem de aluno a professor no início da docência. Revista Almanaque Multidisciplinar de Pesquisa, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 42-66, 2022.

KRUG, Hugo Norberto; KRUG, Marilia de Rosso; KRUG, Rodrigo de Rosso. Vozes e memórias no/do cotidiano escolar: o acolhimento dos professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 13, n. 32, p. 1120-1140, set./dez. 2021.

KRUG, Hugo Norberto et al. Os desafios do cotidiano educacional de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, v. 19, n. 2, p. 14-28, 2017.

KRUG, Hugo Norberto et al. Necessidades formativas de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Querubim, Niterói, a. 15, n. 38, v. 4, p. 23-31, 2019.

KRUG, Hugo Norberto et al. As relações interpessoais estabelecidas na escola no início da docência nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica. Revista Eletrônica do ISAT, São Gonçalo, v. 15, ed. 1, p. 41-60, 2021.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática e trabalho docente: a mediação didática do professor nas aulas. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: CEPED / Ed. PUC - Goiás, 2011.

LIMA, Vanda Moreira Machado. A complexidade da docência nos Anos Iniciais na escola pública. Revista Nuances: Estudos Sobre Educação, Presidente Prudente, ano XVIII, v. 22, n. 23, p. 151-169, mai./ago. 2012.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

LÜDKE, Menga. Sobre a socialização profissional de professores. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 99, p. 5-15, nov. 1996.

LUFT, Celso Pedro. Mini Dicionário Luft. São Paulo: Ática/Scipione, 2000.

MACHADO, Laeda Bezerra; CASTRO, Thaiz Reis de. Profissão docente: representações sociais de futuros professores. Revista Cocar, Belém, v. 10, n. 19, p. 361-381, jan./jul. 2016.

MARCELLOS, Viviane Avellino. Relações interpessoais – reflexões a cerca do cotidiano escolar. Artigonal – Diretório Gratuitos, 2009.

MARCELO GARCIA, Carlos. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 11-49, ago./dez. 2010.

MARCONDES, Maria Inês. O papel pedagógico político do professor: dimensões de uma prática reflexiva. Revista de Educação do ABC, n. 104, p. 35-44, 1997.

MOLINA NETO, Vicente. Crenças do professorado de Educação Física das escolas públicas de Porto Alegre – RS, Brasil. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 145-169, 2003.

MOLINA NETO, Vicente. Etnografia: uma opção metodológica para alguns problemas e investigação no âmbito da Educação Física. In: MOLINA NETO, Vicente; TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo da Silva (orgs.). A pesquisa qualitativa em Educação Física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Ed. da UFRGS / Sulina, 2010.

NONO, Maévi Anabel. Professores iniciantes: o papel da escola em sua formação. Porto Alegre: Mediação, 2011.

PAULILO, Maria Ângela Silveira. A pesquisa qualitativa e a história de vida. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 2, n. 2, p. 135-148, jul./dez. 1999.

SILVA, Brunna Alves da; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; BRITO, Ana Paula Gonçalves. Análise de conteúdo: uma perspectiva metodológica qualitativa no âmbito da pesquisa em educação. Revista Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 20, n. 44, p. 52-66, 2021.

SILVA, M. C. M. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. Lisboa: Porto Editora, 1999.

TURATO, Egberto Ribeiro. Tratado de metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

WÜRDIG, Rogério Costa. Dos bancos universitários aos pátios escolares: da formação inicial à prática pedagógica dos professores de Educação Física. In: VERONEZ, Luiz Fernando Camargo; MENDES, V. (orgs.). XVIII Simpósio Nacional de Educação Física. Coletânea de Textos e Resumos. Pelotas: UFPel, 1999.

Published

2025-10-30