REFORMAS CURRICULARES NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6786

Palabras clave:

Educación Infantil, Políticas Curriculares, Formación de Profesores

Resumen

El presente trabajo tiene como objeto las reformas curriculares en Brasil y la formación de profesores para la etapa de Educación Infantil. Su objetivo es analizar los logros legales y teóricos para la formación de profesores de Educación Infantil en el contexto de la reforma curricular en curso en Brasil desde la década de 1990. Busca responder al problema de los retos que plantea la estructuración de las políticas de formación de docentes en Brasil en el contexto de la implementación de la agenda político-económica neoliberal. Metodológicamente, la investigación se estructura como un ejercicio analítico-crítico, con el aporte del análisis documental. La investigación señala los logros legales, en el contexto del proceso de redemocratización brasileña, para la etapa de la Educación Infantil y para la formación de los profesores que actúan en esta etapa, pero profundamente disciplinada por los intereses de la agencia político-económica neoliberal del Estado brasileño.

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Biografía del autor/a

Aline Pires Costa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professora Coordenadora da Rede Municipal de Educação de Três Lagoas - MS, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campos de Três Lagoas. Bolsista de iniciação a docência (PIBID, 2009-2010). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância-Teoria Histórico Cultura - GEPLEI-THC/UFMS/CNPq.

Paulo Fioravante Giareta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013). Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2021). Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2008). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2014). Coordenação do Curso de Pedagogia da UFMS/CPTL (2018-2019). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (PPGEdu-CPTL/UFMS). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (PPGEdu-CPTL/UFMS - 2022-2024). Líder do GForP - Grupo de Estudos em Formação de Professores da UFMS/CPTL. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino Aprendizagem - LEA (UFMS/CPTL); Atua nas áreas de Filosofia da Educação, Política de Gestão Educacional, Politica de Currículo e Politica de Formação de Professores.

Maria Fernanda Paci Hirata Shimada, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduada em DIREITO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Pedagogia pela UniBF. Graduada em Administração pela UniBF. Especialista em Grandes Transformações Processuais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera (UNIDERP) . Licenciada pelo Programa Especial de Formação Pedagógica pela FATEC São José do Rio Preto e Universidade Estadual Paulista. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). Mestranda em Educação pela UFMS. Pesquisadora dos grupos de pesquisa "Trabalho digno e desenvolvimento tecnológico", "Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores", da UFMS e "Grupo de Pesquisa Multidisciplinaridade e Efetividade dos Direitos Humanos (MEDH) da FIRB". Parecerista da Revista Defensoria Pública da União e Universidade Federal de Goias. Docente e Coordenadora na ETEC Sebastiana Augusta de Moraes - Andradina. Docente do Curso de Direito e Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica das Faculdades Integradas Rui Barbosa. Advogada militante na comarca de Mirandópolis/SP nas áreas cível e penal.

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Publicado

2025-08-28

Cómo citar

COSTA, Aline Pires; GIARETA, Paulo Fioravante; SHIMADA, Maria Fernanda Paci Hirata. REFORMAS CURRICULARES NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–23, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6786. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6786. Acesso em: 17 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS