ARTEFATOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS NA PERSPECTIVA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO PNLD (2024-2027)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7933

Keywords:

Ancestry, Africanities, Technologies, Ethnic-Racial Relations, Teaching

Abstract

This research analyzed scientific and technological artifacts of African and Afro-diasporic origin present in Natural Science textbooks for middle school. The study focused on works approved by the National Textbook Program (PNLD) for 2024 and valid until 2027, adopted in public schools in Teresina, Piauí. The exploratory, documentary, and non-participatory observational research analyzed the 6th to 9th grade collections from the publishers Moderna and Ática. The objective was to identify and analyze scientific and technological artifacts from an African and Afro-Brazilian perspective in the PNLD (2024-2027) Natural Sciences textbooks for Elementary School II. The results revealed that, although publishers include brief references to African scientific contributions, these mentions are superficial and insufficient. This approach reinforces the silencing of African and diaspora discoveries and contributions, highlighting the lack of black representation in history and their inventions in the production of science and technology in these textbooks.

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Author Biographies

Derek Gilmore de Araujo Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduando em licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí – UFPI, Bolsista PIBIC, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade - CNPq/UFPI. 

Raquel Barros Passos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa)- UFPI, Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade (NEPECS), vinculado ao CCN/UFPI/CNPq, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atuou como estagiária na Secretaria municipal de educação (SEMEC) e na rede privada de ensino como professora de Ciências e Biologia. Foi bolsista no Programa de Residência Pedagógica (RP), além de atuar também como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi integrante do Centro acadêmico de Biologia (CABIO) como diretora de Pesquisa e Extensão. Atuou como aluna de iniciação científica no Grupo de Pesquisas em Doenças Metabólicas, Exercício e Nutrição (DOMEN), foi estagiária no Laboratório de Pesquisas em Leishmanioses (LabLeish).

Fernando Rocha Costa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Professor adjunto no curso de licenciatura em Ciências da Natureza, no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa), todos do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor e mestre em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Tocantins, em licenciatura em Pedagogia e em licenciatura em Matemática pela Faculdade Paraíso do Norte. Especialista em Ciências da Natureza, Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, e em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência como professor da educação básica, coordenador pedagógico e gestor escolar nas redes de ensino municipal e estadual, e no ensino superior nas graduações em licenciatura em Química, Ciências da Natureza e Pedagogia. Pesquisador colaborador da Rede Internacional de Pesquisa em História da Educação, Interseccionalidade e Direitos Humanos na América Latina (RIDHEI). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade (NEPECS), vinculado ao CCN/UFPI/CNPq. Atua nas áreas de Educação em Ciências, Ensino de Química e Ensino de Ciências da Natureza com foco na educação para as relações étnico-raciais, na comunicação, na formação docente, em tecnologias digitais, na educação especial e inclusiva, em processos e recursos didáticos.

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Published

2025-12-09

How to Cite

SILVA, Derek Gilmore de Araujo; PASSOS, Raquel Barros; COSTA, Fernando Rocha. ARTEFATOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS NA PERSPECTIVA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DO ENSINO FUNDAMENTAL II DO PNLD (2024-2027). Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e01–24, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i3.7933. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7933. Acesso em: 16 dec. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS