ENSINO DA CAATINGA E ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6623Palavras-chave:
caatinga, educação ambiental, degradação ambiental, pesquisa-ação, biodiversidadeResumo
O artigo aborda o ensino do bioma Caatinga e a análise da degradação ambiental no contexto escolar, destacando a importância de estratégias didáticas para superar visões reducionistas sobre esse ecossistema exclusivamente brasileiro. Com foco em uma escola pública em Delmiro Gouveia (AL), o estudo utilizou a pesquisa-ação para integrar teoria e prática, incluindo atividades lúdicas, aulas de campo e intervenções comunitárias. Os resultados mostraram uma transformação significativa na percepção dos alunos, que passaram a reconhecer a biodiversidade da Caatinga e os impactos da degradação, além de propor ações locais para conservação. A abordagem pedagógica combinou conhecimentos científicos, saberes tradicionais e tecnologias de monitoramento, demonstrando eficácia na formação de cidadãos conscientes.
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