ENSINO DA CAATINGA E ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6623

Palavras-chave:

caatinga, educação ambiental, degradação ambiental, pesquisa-ação, biodiversidade

Resumo

O artigo aborda o ensino do bioma Caatinga e a análise da degradação ambiental no contexto escolar, destacando a importância de estratégias didáticas para superar visões reducionistas sobre esse ecossistema exclusivamente brasileiro. Com foco em uma escola pública em Delmiro Gouveia (AL), o estudo utilizou a pesquisa-ação para integrar teoria e prática, incluindo atividades lúdicas, aulas de campo e intervenções comunitárias. Os resultados mostraram uma transformação significativa na percepção dos alunos, que passaram a reconhecer a biodiversidade da Caatinga e os impactos da degradação, além de propor ações locais para conservação. A abordagem pedagógica combinou conhecimentos científicos, saberes tradicionais e tecnologias de monitoramento, demonstrando eficácia na formação de cidadãos conscientes.

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Biografia do Autor

Vinicius Valdir Dos Santos, Unioeste

Atualmente é doutorando pelo programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGeoMCR da Universidade Estadual doOeste do Paraná (UNIOESTE). Mestre em Geografia pelo programa de pós graduação IGDEMA da Universidade Federal de Alagoas, seguindo na linha de pesquisa (Dinâmica Socioambiental e Geoprocessamento). Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas - Campus Sertão, Possui Pós-Graduação Lato Sensu em docência no ensino de geografia, participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), é integrante do grupo de pesquisa: Geoprocessamento e a Cartografia no Ensino de Geografia GCEG (UFAL), GEOMORFOS - Laboratório de Geomorfologia e Solos (UFAL) e do grupo de pesquisa Geoecologia e Gestão Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Atualmente trabalha com bacias hidrográficas em ambientes semiáridos e com as inter-relações da dinâmica geomorfológica e ambiental no alto Sertão.

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Publicado

2025-04-22

Como Citar

SANTOS, Vinicius Valdir Dos. ENSINO DA CAATINGA E ANÁLISE DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA NO CONTEXTO ESCOLAR. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–14, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6623. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6623. Acesso em: 17 jun. 2025.

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Seção

ARTIGOS