EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE BAIANOS: EXTREMO SUL, LITORAL SUL E BAIXO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6453

Palavras-chave:

comunidade quilombola, escolas em comunidades quilombolas, território

Resumo

Esta pesquisa tem o propósito de verificar a existência de escolas nas comunidades quilombolas tendo como recorte os territórios de identidades do estado da Bahia, tais como: Extremo Sul, Litoral Sul e Baixo Sul. As comunidades quilombolas tiveram conquistas significativas que a reconheceram enquanto grupo étnico e no direito de permanecer em seus territórios. Dessa forma, um aprofundamento teórico sobre território, territorialidade, comunidade quilombola, educação escolar se faz necessário para compreender o contexto em que as escolas estão inseridas. As Comunidades Remanescentes de Quilombos (CRQs) presentes nesses territórios obtiveram a certidão emitida pela Fundação Cultural Palmares (FCP). Identificou-se 75 comunidades quilombolas nesses territórios e 86 Escolas em Comunidades Quilombolas. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica e documental no site da FCP e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O resultado da pesquisa apontou o cenário da educação escolar quilombola nesses territórios, com destaque para o perfil de escolaridade dos professores que lecionaram. 

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Biografia do Autor

Clediane Nascimento Santos, UniversidadeFederal do Sul da Bahia-UFSB

Doutora em Geografia pelo Programa de Pós - Graduação da UNESP- Campus de Presidente Prudente com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) de 2014 a 2018. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação da UNESP - Campus de Presidente Prudente (2011-2013) com bolsa FAPESP de 2012 a 2013 e bolsista Capes 2011 a 2012. Realizou Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE/ Doutorado Sanduiche) no período de 02/05/2016 a 02/02/2017 com financiamento da FAPESP. É bacharel em Turismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Campus de Rosana, licenciada em Geografia pela Faculdade Polis das Artes, graduação em Tecnologia de Gestão Ambiental (Cruzeiro do Sul). Integrante do Grupo de Pesquisa Pensamento Negro Contemporâneo (PNC) vinculado a UFSB, e pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Turismo no Espaço Rural (GEPTER). Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa.

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Publicado

2025-04-28

Como Citar

SANTOS, Clediane Nascimento. EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA NOS TERRITÓRIOS DE IDENTIDADE BAIANOS: EXTREMO SUL, LITORAL SUL E BAIXO SUL . Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–21, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6453. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6453. Acesso em: 17 jun. 2025.

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ARTIGOS