PERIOCRITICA: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA DE REFLEXÃO E EMANCIPAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6437Palavras-chave:
Formação docente, Metodologias ativas, Pedagogia crítica, Periocritica, Reflexão periódicaResumo
Este estudo investiga a sistematização da reflexão crítica no ensino por meio da Periocritica, uma abordagem inovadora que propõe ciclos reflexivos estruturados como eixo do processo pedagógico. O objeto de pesquisa é a análise das limitações das metodologias ativas e da pedagogia crítica na garantia da recorrência da reflexão no ambiente educacional. A questão de pesquisa central indaga como a sistematização da reflexão periódica pode fortalecer o pensamento crítico e a formação cidadã. A fundamentação teórica apoia-se nos trabalhos de Paulo Freire, com sua pedagogia da libertação; Boaventura de Sousa Santos, e sua ecologia dos saberes; John Dewey, que destaca a experiência no aprendizado; Jürgen Habermas, e sua teoria da ação comunicativa; e Donald Schön, com a reflexão na ação. Metodologicamente, adota-se uma revisão bibliográfica crítica, analisando lacunas nas principais teorias educacionais e estruturando um modelo que sistematiza a reflexão contínua. As categorias fundamentais incluem pensamento crítico, pedagogia crítica, periodicidade reflexiva e autonomia discente. Os resultados sugerem que a implementação sistemática da reflexão periódica pode transformar a prática docente, assegurando a formação de sujeitos autônomos e críticos. Além disso, a Periocritica se mostra aplicável a diferentes contextos pedagógicos, oferecendo um modelo inovador para repensar a educação contemporânea.
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