PERIOCRITICA: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA DE REFLEXÃO E EMANCIPAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6437

Palavras-chave:

Formação docente, Metodologias ativas, Pedagogia crítica, Periocritica, Reflexão periódica

Resumo

Este estudo investiga a sistematização da reflexão crítica no ensino por meio da Periocritica, uma abordagem inovadora que propõe ciclos reflexivos estruturados como eixo do processo pedagógico. O objeto de pesquisa é a análise das limitações das metodologias ativas e da pedagogia crítica na garantia da recorrência da reflexão no ambiente educacional. A questão de pesquisa central indaga como a sistematização da reflexão periódica pode fortalecer o pensamento crítico e a formação cidadã. A fundamentação teórica apoia-se nos trabalhos de Paulo Freire, com sua pedagogia da libertação; Boaventura de Sousa Santos, e sua ecologia dos saberes; John Dewey, que destaca a experiência no aprendizado; Jürgen Habermas, e sua teoria da ação comunicativa; e Donald Schön, com a reflexão na ação. Metodologicamente, adota-se uma revisão bibliográfica crítica, analisando lacunas nas principais teorias educacionais e estruturando um modelo que sistematiza a reflexão contínua. As categorias fundamentais incluem pensamento crítico, pedagogia crítica, periodicidade reflexiva e autonomia discente. Os resultados sugerem que a implementação sistemática da reflexão periódica pode transformar a prática docente, assegurando a formação de sujeitos autônomos e críticos. Além disso, a Periocritica se mostra aplicável a diferentes contextos pedagógicos, oferecendo um modelo inovador para repensar a educação contemporânea.

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Biografia do Autor

Gladison Luciano Perosini, Universidad Leonardo da Vinci, Asunción, Paraguay

Doutorando em Educação pela Universidad Leonardo da Vinci (2024). Mestre em Sociologia Política pela Universidade Vila Velha (2016), com pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia pelo Instituto Superior de Educação e Cultura Ulysses Boyd (2008). Graduado em Pedagogia pelo Instituto Batista de Educação de Vitória (2007) e em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa (2019) e Língua Inglesa (2020), ambas pela Universidade Estácio de Sá.Autor do livro Inclusão Digital e Tecnológica na Sociedade da Informação (2017). Pesquisador em temas relacionados à Educação, Sociologia e Políticas Públicas. Atuou como pesquisador no Núcleo de Estudos em Política e Sociedade (NEPS) da Universidade Vila Velha.

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Publicado

2025-04-19

Como Citar

PEROSINI, Gladison Luciano. PERIOCRITICA: UMA ABORDAGEM SISTÊMICA DE REFLEXÃO E EMANCIPAÇÃO CRÍTICA NA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–20, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6437. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6437. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS