PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA UNIPAMPA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6420Palavras-chave:
Inovação Pedagógica, Protagonismo Estudantil, Feiras de CiênciasResumo
Através de uma análise bibliográfica constatamos haver escassas pesquisas que abordam o protagonismo estudantil em Feiras de Ciências. Dessa forma, após um aprofundamento teórico, realizamos uma pesquisa com a seguinte questão: “O protagonismo estudantil está presente nas Feiras de Ciências sob o olhar da Inovação Pedagógica?” O estudo aconteceu a partir da XII Feira de Ciências da Unipampa Campus Bagé – RS. Os dados foram os vídeos dos trabalhos, analisados à luz de referenciais teóricos de Inovação Pedagógica. Quanto à metodologia da pesquisa, foi um estudo de caso tipo exploratório descritivo, de cunho qualitativo. Quanto aos meios de investigação, a pesquisa se utilizou da técnica de análise documental de fonte primária para a análise de dados e informações de natureza qualitativa. Em todos os vídeos analisados identificamos elementos de protagonismo estudantil e como parte final da análise, encontramos indicadores emergentes de Inovação Pedagógica sobre a participação e apresentação dos estudantes. Com base nisso podemos dizer que sim, o protagonismo estudantil está presente nas Feiras de Ciências sob o olhar da Inovação Pedagógica Emancipatória, uma vez que os alunos assumem um papel ativo no processo de aprendizagem, que ultrapassa a mera introdução de novos métodos ou tecnologias, por meio de uma proposta de transformação social.
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