PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA UNIPAMPA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM FOCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6420

Palavras-chave:

Inovação Pedagógica, Protagonismo Estudantil, Feiras de Ciências

Resumo

Através de uma análise bibliográfica constatamos haver escassas pesquisas que abordam o protagonismo estudantil em Feiras de Ciências. Dessa forma, após um aprofundamento teórico, realizamos uma pesquisa com a seguinte questão: “O protagonismo estudantil está presente nas Feiras de Ciências sob o olhar da Inovação Pedagógica?” O estudo aconteceu a partir da XII Feira de Ciências da Unipampa Campus Bagé – RS. Os dados foram os vídeos dos trabalhos, analisados à luz de referenciais teóricos de Inovação Pedagógica. Quanto à metodologia da pesquisa, foi um estudo de caso tipo exploratório descritivo, de cunho qualitativo. Quanto aos meios de investigação, a pesquisa se utilizou da técnica de análise documental de fonte primária para a análise de dados e informações de natureza qualitativa. Em todos os vídeos analisados identificamos elementos de protagonismo estudantil  e como parte final da análise, encontramos indicadores emergentes de Inovação Pedagógica sobre a participação e apresentação dos estudantes. Com base nisso podemos dizer que sim, o protagonismo estudantil está presente nas Feiras de Ciências sob o olhar da Inovação Pedagógica Emancipatória, uma vez que os alunos assumem um papel ativo no processo de aprendizagem, que ultrapassa a mera introdução de novos métodos ou tecnologias, por meio de uma proposta de transformação social.

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Biografia do Autor

Pedro Fernando Teixeira Dorneles, UNIPAMPA

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa e membro permanente dos programas de pós-graduação em Ensino (Mestrado Acadêmico) e em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Pampa. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Física - área de concentração Ensino de Física - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Trabalha principalmente com Divulgação Científica em Feiras de Ciências, sendo articulador do Programa de Feiras de Ciências da Unipampa (PROFECIPAMPA). Foi Pró-Reitor Adjunto de Graduação (2023) e Chefe de Gabinete da Reitoria da Unipampa (2024). 

Sônia Maria da Silva Junqueira, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente do curso de Matemática-Licenciatura e Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Mestra e Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É membro dos grupos de pesquisa: "Grupo de pesquisa sobre aprendizagens, metodologias e avaliação" (GAMA) UNIPAMPA-BAGÉ-RS e Grupo Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente - ForProfMat- PUC-SP. Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Universidade de Taubaté - SP (UNITAU-SP); em Matemática, pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena-SP (atual Escola de Engenharia de Lorena - USP); Licenciada em Matemática e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP). Atuou como professora de Matemática e Física na Educação Básica e em cargos de gestão escolar na Secretaria de Estado e Educação de São Paulo e na Rede Municipal de Ensino de Taubaté.

Fabiana Dornelles Robaina, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Pedagoga, Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa, professora da rede Estadual de ensino do Rio Grande do Sul (Escola Estadual Professora Julinha Costa Taborda) e da rede Municipal de Bagé (EMEF Santos Dumont), Bagé, RS, Brasil. Formada no curso de Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP / Bagé - RS. Apta à docência na Educação Infantil, aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, à área das Humanas e Didáticas do Ensino Médio / modalidade Curso Normal, à Orientação e Supervisão pedagógica e Educação Inclusiva. Especialista em Coordenação Pedagógica (Orientação e Supervisão Escolar)/FAEL. Especialista em Educação Especial e Inclusiva/FAEL. Possui interesse em pesquisar temas ligados à educação inclusiva e às práticas pedagógicas inovadoras.

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Publicado

2025-04-28

Como Citar

DORNELES, Pedro Fernando Teixeira; JUNQUEIRA, Sônia Maria da Silva; ROBAINA, Fabiana Dornelles. PROTAGONISMO ESTUDANTIL NAS FEIRAS DE CIÊNCIAS DA UNIPAMPA: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EM FOCO. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–22, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6420. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6420. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS