ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DA JUVENILIZAÇÃO E SUAS CAUSAS: CAMINHOS E PERCURSOS DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PERÍODO DE 2014 ATÉ 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6410

Palavras-chave:

juvenilização, EJA, ensino regular, jovens, adolescentes

Resumo

O presente artigo visa a analisar como o processo de juvenilização vem sendo desenvolvido nas pesquisas recentes de pós-graduação e quais causas têm incentivado o aumento da presença desses jovens nos bancos escolares da Educação de Jovens e Adultos. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi utilizada a metodologia estado do conhecimento, baseada nos estudos de Romanoswki e Ens. (2006); Silva, Souza e Vasconcellos (2020). O campo de investigação bibliográfica é o Catálogo de Teses e Dissertações da Capes tendo como recorte temporal os anos de 2014 até 2022. Em relação aos resultados, conclui-se que os principais motivos da crescente juvenilização são: a) a juvenilização gerada pela evasão e repetência, com traços de exclusão do ensino dito “regular”; b) a juvenilização como consequência da inserção dos jovens no mundo do trabalho; c) a juvenilização associada ao enegrecimento da EJA; d) a juvenilização da EJA como resultado da baixa escolaridade dos pais e e) a juvenilização como decorrência da ausência de políticas públicas. Dentre as causas apresentadas a que foi mais citada pelos autores foi a juvenilização gerada pela exclusão do ensino dito “regular”.

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Biografia do Autor

Marriete de Sousa Cantalejo, Universidade Federal de São Carlos- UFSCAR

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR- PPGED), na linha de pesquisa: Educação, Comunidade e Movimentos Sociais, sob a orientação da Profª Maria Carla Corrochano, Participante do Grupo de Pesquisa - UFSCAR (Sorocaba) Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gerações, Percursos de vida e Processos Educativos. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO- PPGEDU)/2019, na linha de pesquisa: Políticas, História e Cultura em Educação, pesquisou sobre a EJA diurna no município de Duque de Caxias, com ênfase na perspectiva juvenil e os novos desdobramentos da juvenilização, sob a orientação da Profª Mônica Dias Peregrino Ferreira (UNIRIO). Participou do grupo de pesquisa JETT (Juventude, Escola, Trabalho e Território), entre 2017 e 2019. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2020). Atualmente exerce a função de Diretora de Escola no município de Mauá, SP. Experiência na área da Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, Juventudes e Gestão de Sistemas Educacionais.

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Publicado

2025-04-22

Como Citar

CANTALEJO, Marriete de Sousa. ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DA JUVENILIZAÇÃO E SUAS CAUSAS: CAMINHOS E PERCURSOS DAS DISSERTAÇÕES E TESES NO PERÍODO DE 2014 ATÉ 2022 . Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–21, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6410. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6410. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS