O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE FERRAMENTAS E RECURSOS DIGITAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6398Palavras-chave:
Ensino Fundamental;, Ferramentas e Recursos Digitais;, Letramento Literário.Resumo
O letramento literário, compreendido como a habilidade de interpretar e interagir criticamente com textos literários, representa um componente essencial na formação educacional dos estudantes. No contexto contemporâneo, marcado pela onipresença das tecnologias digitais, surge a questão crucial de como integrar recursos e ferramentas digitais de maneira eficaz no ensino do letramento literário. Partindo desse pressuposto, este estudo busca apresentar uma revisão sistemática de literatura (RSL), para investigar a existência de trabalhos científicos que tratem do letramento literário, nos anos finais do ensino fundamental, com ênfase na integração de recursos digitais, nos últimos 5 anos. O objetivo é analisar como as tecnologias digitais podem enriquecer o ensino de literatura, promovendo competências leitoras e culturais. A RSL aborda conceitos de letramento literário, uso de ferramentas digitais e suas contribuições no aprendizado. Os estudos analisados mostram que o letramento literário, entendido como a capacidade de interpretar, apreciar e refletir criticamente sobre textos literários, é significativamente ampliado pelo uso de tecnologias digitais. Essas abordagens tornam o ensino mais interativo e atrativo, incentivando a criatividade e o engajamento dos alunos. Apesar dos avanços, os autores ressaltam a necessidade de uma mediação pedagógica criteriosa para potencializar o impacto educacional das tecnologias digitais. Conclui-se que a integração de recursos digitais no ensino de literatura não é apenas um complemento, mas uma estratégia pedagógica transformadora. Bem planejada, essa prática promove competências leitoras críticas e amplia a relevância e acessibilidade do ensino de literatura no século XXI.
Palavras-chave: Ensino Fundamental; Ferramentas e Recursos Digitais; Letramento Literário.
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