O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE FERRAMENTAS E RECURSOS DIGITAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6398

Palavras-chave:

Ensino Fundamental;, Ferramentas e Recursos Digitais;, Letramento Literário.

Resumo

O letramento literário, compreendido como a habilidade de interpretar e interagir criticamente com textos literários, representa um componente essencial na formação educacional dos estudantes. No contexto contemporâneo, marcado pela onipresença das tecnologias digitais, surge a questão crucial de como integrar recursos e ferramentas digitais de maneira eficaz no ensino do letramento literário. Partindo desse pressuposto, este estudo busca apresentar uma revisão sistemática de literatura (RSL), para investigar a existência de trabalhos científicos que tratem do letramento literário, nos anos finais do ensino fundamental, com ênfase na integração de recursos digitais, nos últimos 5 anos. O objetivo é analisar como as tecnologias digitais podem enriquecer o ensino de literatura, promovendo competências leitoras e culturais. A RSL aborda conceitos de letramento literário, uso de ferramentas digitais e suas contribuições no aprendizado. Os estudos analisados mostram que o letramento literário, entendido como a capacidade de interpretar, apreciar e refletir criticamente sobre textos literários, é significativamente ampliado pelo uso de tecnologias digitais. Essas abordagens tornam o ensino mais interativo e atrativo, incentivando a criatividade e o engajamento dos alunos. Apesar dos avanços, os autores ressaltam a necessidade de uma mediação pedagógica criteriosa para potencializar o impacto educacional das tecnologias digitais. Conclui-se que a integração de recursos digitais no ensino de literatura não é apenas um complemento, mas uma estratégia pedagógica transformadora. Bem planejada, essa prática promove competências leitoras críticas e amplia a relevância e acessibilidade do ensino de literatura no século XXI.

Palavras-chave: Ensino Fundamental; Ferramentas e Recursos Digitais; Letramento Literário.

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Biografia do Autor

Aldriana Aparecida de Almeida Favero, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, (PPGTER), em Universidade Federal de Santa Maria, (UFSM). Licenciada em Letras - Habilitação Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria ( 1998), com Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Castelo Branco (2005) e Especialização em Orientação Educacional pela Faculdade de Educação São Luís (2022). Atualmente é Professora de Língua Portuguesa e Literatura na Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul ( 2001) na Escola Estadual de Educação Básica Professora Lélia Ribeiro e Professora na Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria ( 2019) - EMEF Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. 

Andrea Ad Reginatto, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Letras/Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuou entre 2001 e 2015 como docente na Faculdade Metodista de Santa Maria e, entre 2015 e 2016, na Universidade Franciscana. É professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Maria. Coordena o Curso de Letras UAB/EaD/UFSM. Membro do do GT ANPOLL Discurso, Trabalho e Ética. Atua como docente em cursos EaD na Universidade Aberta do Brasil desde 2012. É membro do Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA). Tem experiência na área de Letras, ensino mediado por tecnologias, discurso, enunciação e trabalho docente, letramento digital e EaD.

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Publicado

2025-04-22

Como Citar

FAVERO, Aldriana Aparecida de Almeida; REGINATTO, Andrea Ad. O LETRAMENTO LITERÁRIO A PARTIR DE FERRAMENTAS E RECURSOS DIGITAIS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA . Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–16, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6398. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6398. Acesso em: 18 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS