ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE: O PAPEL DOS DORAMAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E VALORES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6377

Palavras-chave:

temas sociais, cultura popular, doramas, mídia-educação

Resumo

O presente trabalho, fruto de um trabalho de monografia, investiga os temas sociais presentes em doramas sul-coreanos selecionados e traça um paralelo com a realidade brasileira, utilizando o conceito de mídia-educação, que se refere à compreensão crítica das mídias, conforme proposto por autoras como Maria Luiza Belloni e Maria Graça Setton. A pesquisa analisa como essas séries, disponíveis em plataformas de streaming, abordam temas que suscitam debate na sociedade, tais como pressão acadêmica, valorização de habilidades não acadêmicas, relações interpessoais, inclusão, diversidade, motivação e autodescoberta. Esses temas são então relacionados ao contexto brasileiro, utilizando-se de revisão bibliográfica e dados estatísticos.

Downloads

Biografia do Autor

Juliana Vitoria Rodrigues Vaz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora normalista formada pelo Instituto de Educação Colônia do Saber (IECS). Atuou como estagiária de Mediação Escolar na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro entre setembro de 2021 e dezembro de 2022. Durante o ano letivo de 2023, atuou como Agente de Apoio à Educação Especial no ensino municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora concursada da Educação Infantil no município de São Gonçalo - RJ.

Heitor Coelho Franca de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é coordenador de tutoria da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Filosofia Pop e outras Epistemologias (NEPOPE - UERJ), do grupo de pesquisa Giro cosmopolitico: o corpo na filosofia da formação humana (UERJ) Tem experiência nas áreas de Filosofia da Educação e Filosofia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: ideologia e alienação, teorias da ação, automação e educação, tecnologias educacionais, filosofia pop.

Referências

Outra Vez [Seriado]. Direção: Ha Byung Hoon. Coreia do Sul: HBO MAX, 2020. Disponível em: https://www.max.com/br/pt/shows/18-outra-vez/1c4f19e7-6103-4de3-9e31-49db2e8cb6f2. Acesso em: 8 jun. 2024.

ABREU, A. P de. et al. “Uma abordagem dos temas sociais e cotidianos em telenovelas e a influência destes na sociedade”. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010.

ALMEIDA, Fabiana Hilário de; MELO-SILVA, Lucy Leal. “Influência dos pais no processo de escolha profissional dos filhos: uma revisão da literatura”. Psico-Usf, v. 16, p. 75-85, 2011.

ALVES, Maria Zenaide; DAYRELL, Juarez. “Ser alguém na vida: um estudo sobre jovens do meio rural e seus projetos de vida”. Educação e Pesquisa, v. 41, p. 375-390, 2015.

ARAÚJO, Janaína. Primeira semana de fevereiro é dedicada à campanha de prevenção da gravidez na adolescência. Brasília, DF, 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2023/01/27/primeira-semana-de-fevereiro-e-dedicada-a-campanha-de-prevencao-da-gravidez-na-adolescencia. Acesso em: 11 jun. 2024.

BARBOSA, Maria Clara da Silva; SANTOS, Lívia Gomes dos. Trabalho alienado e a mercantilização da educação: considerações sobre a fetichização da educação. Revista de Psicologia, Educação e Cultura, v. 27, n. 3, p. 128-139, 2023.

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2001.

BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 79, p. 23, 25 abr. 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: o cuidado da pessoa tabagista. Brasília: Ministério da Saúde, 2015. 154 p.: il. (Cadernos da Atenção Básica, n. 40).

CAMPOS, T. B.; TEODORO, M. C.; GOBBI, M. C. “Doramas: Cenários da Cultura Asiática”. Iniciação Científica Cesumar, v. 17, n. 2, p. 173–181, 2015.

CIGARRO mata 200 mil pessoas por ano no país, segundo o Inca: Drauzio Varella reforça a campanha ‘Brasil sem cigarro’, do Fantástico. Fumantes têm pior fôlego, aparência e desempenho nos esportes e no sexo. G1, São Paulo, 5 dez. 2011. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/12/cerca-de-200-mil-brasileiros-morrem-antes-da-hora-por-causa-do-cigarro.html. Acesso em: 7 jun. 2024.

CORREA, B. “K-pop cresceu 36% no Brasil em 2022; BTS é o grupo sul-coreano mais escutado no País”. Disponível em: https://www.estadao.com.br/emais/comportamento/k-pop-cresceu-36-no-brasil-em-2022-bts-e-o-grupo-sul-coreano-mais-escutado-no-pais/. Acesso em: 12 nov. 2023.

DINHEIRO e pressão na escola são as maiores causas de ansiedade para jovens no Brasil: Estudo avalia jovens de 20 países. Apenas 16% dos adolescentes brasileiros dizem se sentir ‘emocionalmente bem’. G1, Brasil, 8 fev. 2017. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/dinheiro-e-pressao-na-escola-sao-as-maiores-causas-de-ansiedade-para-jovens-no-brasil.ghtml. Acesso em: 7 jun. 2024.

DORAMA. In: Dicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras (ABL), 2023. Disponível em: https://servbib.academia.org.br/dlp/verbete.xhtml?entrada=dorama. Acesso em: 07 jun 2024.

ECO, U. Apocalípticos e integrados. São Paulo: Perspectiva, 2008.

EDUCAÇÃO bilíngue de surdos passa a ser modalidade de ensino nacional: Escolas deverão oferecer Libras como primeira língua e Português escrito, como segunda língua. Casa Civil (Governo Federal), Brasil, 3 ago. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias/2021/agosto/educacao-bilingue-de-surdos-passa-a-ser-modalidade-de-ensino-nacional. Acesso em: 7 jun. 2024.

EXTRACURRICULAR [Seriado]. Direção: Kim Jin Min. Coreia do Sul: Netflix, 2020. Disponível em: https://www.netflix.com/watch/80990668. Acesso em: 8 jun. 2024.

FARIAS, C. M.; VITORINO, E. V. “Competência informacional e dimensões da competência do bibliotecário no contexto escolar”. Em: Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 2, p. 2–16, 2009.

FELDENS, D. G. et al. Cultura de massa e formação educacional: mídia e opinião pública. Travessias, v. 10, n. 2, p. e12706–e12706, 2016.

FERREIRA, T. “Netflix anuncia investimento bilionário na Coreia do Sul”. Disponível em: https://olhardigital.com.br/2023/04/25/cinema-e-streaming/netflix-anuncia-investimento-bilionario-na-coreia-do-sul/. Acesso em: 12 nov. 2023.

FRAZANI, L. Tratado de Anexação Coreia-Japão. Disponível em: https://cliohistoriaeliteratura.com/2019/08/22/tratado-de-anexacao-coreia-japao/. Acesso em: 16 dec. 2023.

GALVÃO, Rianne Vanessa Formiga et al. “A importância dos limites na educação e suas dificuldades”. Em: VI Congresso Nacional de Educação, Fortaleza, CE, 2019.

GANGNAM STYLE [Vídeoclipe]. Direção: Cho Soo-hyun. Coreia do Sul: Youtube, 2012. Disponível em: https://youtu.be/9bZkp7q19f0?si=w2pfBpInqifYjiSV. Acesso em: 8 jan. 2025.

GRUGER, W. “PSY’s ‘Gangnam Style’ Video Hits 1 Billion Views, Unprecedented Milestone”. Billboard. Disponível em: https://www.billboard.com/music/music-news/psys-gangnam-style-video-hits-1-billion-views-unprecedented-milestone-1483733/. Último acesso: 08/01/2025.

GUADALUPE STORE. “ESGOTADO: Crocs Stomp Lined Clog x aespa - 35 ao 38”. São Paulo (SP). 3 out. 2023. Instagram: @guadalupestore. Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cx8bsELPg2V/. Acesso em: 12 nov. 2023.

MACEDO, E. U. A Montanha e o Urso: Uma História da Coreia. EUA: Amazon, 2018.

MARQUES, A. F. “Brasil é o 3o país do mundo que mais consumiu doramas na pandemia”. Disponível em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/2021/08/10/brasil-e-o-3-pais-do-mundo-que-mais-consumiu-doramas-na-pandemia.html. Acesso em: 12 nov. 2023.

MELANCIA Cintilante [Seriado]. Direção: Son Jeong-hyeon e Yoo Beom-sang. Coreia do Sul: Viki, 2023. Disponível em: https://www.viki.com/tv/40131c-twinkling-watermelon. Acesso em: 8 jun. 2024.

MONTEIRO, Camila. Prada, Dior, Celine: conheça idols que se tornaram embaixadores de grifes. São Paulo, SP, 2023. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/2023/11/17/idols-grifes-moda.htm. Acesso em: 11 jun. 2024.

MUKHERJEE, S. “Spotify’s user growth beats expectations, revenue misses”. Disponível em: https://www.reuters.com/technology/spotifys-user-growth-beats-expectations-2023-07-25/. Acesso em: 12 nov. 2023.

OLIVEIRA, L. M. F. T. DE. et al.. Influence of parental smoking on the use of alcohol and illicit drugs among adolescents. einstein (São Paulo), v. 17, n. 1, p. eAO4377, 2019.

PARASITA. Direção: Bong Joon-Ho. Coreia do Sul: HBO MAX, 2019. Disponível em: https://www.max.com/br/pt/movies/parasita/d5e3be11-eb8b-449f-89cf-db887ddee777. Acesso em: 8 jun. 2024.

PODER. “Série “Round 6” pode render US$ 900 milhões à Netflix, estima a plataforma”. Disponível em: https://opopular.com.br/magazine/serie-round-6-pode-render-us-900-milh-es-a-netflix-estima-a-plataforma-1.2338179. Acesso em: 12 nov. 2023.

RIBEIRO, Marcos; REIS, Wagner. “Educação sexual: o trabalho com crianças e adolescentes”. Em: Revista Brasileira de Sexualidade Humana, [S. l.], v. 18, n. 2, 2007.

Disponível em: https://www.rbsh.org.br/revista_sbrash/article/view/389. Acesso em: 30 maio. 2024.

ROUND 6 [Seriado]. Direção: Hwang Dong-hyuk. Coreia do Sul: Netflix, 2021. Disponível em: https://www.netflix.com/watch/81040344?source=35. Acesso em: 8 jun. 2024.

SETTON, Maria da Graça Jacinto (org.). A cultura da mídia na escola: ensaio sobre cinema e educação. São Paulo: Anablume: USP, 2004.

SILVA, Thayane Rodrigues da. A guerra da Coréia representada nas telas: uma análise dos filmes Obsessão de Matar (1962) e Irmandade de Guerra (2004). 2018. 69 p. Tese

(Bacharelado em História) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, 2018. Disponível em: https://pantheon.ufrj.br/handle/11422/17102?locale=pt_BR. Acesso em: 7 jun. 2024.

SOUSA, P. C. DE. A Melhor Casa é Aquela que Construímos no Coração um do Outro - a Hallyu como Estratégia da Diplomacia Pública Sul-Coreana no Japão (2010-2019). Foz do Iguaçu: UNILA, 2022.

STROBEL, Karin Lilian. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2008. 176 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2008. Disponível em: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91978. Acesso em: 7 jun. 2024.

TELLES, Tiago Santos et al. “Criminalidade Juvenil: a vulnerabilidade dos adolescentes”. Revista de Psicologia da UNESP, v. 5, n. 1, p. 28-40, 2006.

TOKARNIA, Mariana. IBGE: um em cada dez estudantes já foi ofendido nas redes sociais. Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-09/ibge-um-em-cada-dez-estudantes-ja-foi-ofendido-nas-redes-sociais. Acesso em: 7 jun. 2024.

TOMÉ, Gina et al. “Influência da família e amigos no bem-estar e comportamentos de risco– modelo explicativo”. Em: Psicologia, Saúde e Doenças, v. 16, n. 1, p. 23-34, 2015.

Downloads

Publicado

2025-04-19

Como Citar

VAZ, Juliana Vitoria Rodrigues; OLIVEIRA, Heitor Coelho Franca de. ENTRE A FICÇÃO E A REALIDADE: O PAPEL DOS DORAMAS NA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES E VALORES. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–20, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6377. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6377. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS