A LINHA DO BAIXO DE ARTHUR MAIA NO TEMA PÉ DE MOLEQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6373

Palavras-chave:

Fusion brasileiro, Jazz brasileiro, Brazilian jazz, Jazz fusion, Latin jazz

Resumo

Este artigo tem como objetivo efetuar análise dos aspectos interpretativos da performance de Arthur Maia, no grupo Cama de Gato através do tema “Pé de moleque” e do tema “Balsa”. Composição do tecladista Rique Pantoja que integrou os grupos, Novos Rumos e Cama de Gato dando nomes diferentes ao mesmo tema. Gravada inicialmente por Michel Peyratout, baixista francês como “Balsa”,  recebeu anos mais tarde, uma nova releitura do Arthur Maia em  uma linha de baixo virtuosa,  que marcou não somente o instrumental brasileiro, mas também a M.P.B.   Esse idiomatismo é o objeto de análise onde utilizo o conceito da “Teoria das tópicas”, onde apresento uma reflexão sobre essa musicalidade que certamente transcende a subjetividade humana da leitura artística e da figura de linguagem do jazz brasileiro na performance do baixista Arthur Maia.

 

Downloads

Biografia do Autor

Kathyla Katheryne Sacramento Valverde, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestra em Ensino das Práticas Musicais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -UNIRIO/PROEMUS, Especialista em Música com Ênfase em Educação Musical pela Faculdade Unyleya, Professora Tutora Presencial do Curso Licenciatura em Pedagogia - LIPEAD da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), pelo Consórcio CEDERJ/UNIRIO/Fundação CECIERJ, disciplina Música e Educação.

Referências

ALBIN, Cravo. Dicionário Cravo Albin. Disponível em em: < https://dicionariompb.com.br/grupo/cama-de-gato/ > Acesso em: 17 de Jul 2023.

AMAJAZZ. Chet no Rio. Disponível em: < https://amajazz.com.br/2018/05/02/chet-in-rio/> Acesso em: 17 Jul 2023.

ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad. Antônio Pinto de Carvalho. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d.

BRASIL, Victor Assis. Órfãos do Loronix – Victor Assis Brasil 1º Festival de Jazz de São Paulo. Disponível em: < https://orfaosdoloronix.wordpress.com/2012/10/07/victor-assis-brasil-1-festival-de-jazz-de-sao-paulo-1978/> Acesso em: 17 Jul 2023.

CAMA DE GATO. SAMBAÍBA. 1990. Pascoal Meirelles (bateria), Mauro Senise (Sax e flauta), Rique Pantoja (Teclados), Arthur Maia (baixo) Selo Som da Gente. Disponível em:

https://www.discogs.com/pt_BR/release/5974565-Cama-de-Gato-Samba%C3%ADba>Acesso em: 18 Jul 2023.

_____. Discografia: Disponível em: <https://discografia.discosdobrasil.com.br/interprete/grupo-cama-de-gato> Acesso em: 18 Jul 2023.

_____. Pé de Moleque, Cama de Gato – Sambaíba (1990). YouTube, 03 Set 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=r1z3lLjT6pY>Acesso em: 17 Jul 2023.

BAKER, Chet. CHET BAKER MEETS NOVOS TEMPOS GROUP. Richard Galiano (acordeon), José Boto (bateria), Michel Peratout (Baixo), Rique Pantoja Leite (Teclados). Musica Records – MUS 3033 Discogs - Recorded in July 1980, at Studio Davout, Paris.This LP reissued in 1999 (CD) Chet Baker And The Boto Brazilian Quartet - Chet Baker And The Boto Brazilian Quartet : Chet Baker and The Boto Brazilian Quartet - Salsamba (Dreyfus Jazz - FDM 36511-9). Disponível em: < https://www.discogs.com/pt_BR/release/2593161-Chet-Baker-Meets-Novos-Tempos-Group-Salsamba > Acesso em: 17 Jul 2023.

_____. Balsa, Chet Baker and The Boto Brazilian Quartet. YouTube, 21 jul 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=n5rIjMJES50>Acesso em: 17 Jul 2023.

BORBOLETAS DE JADE, Blog. Rio de Janeiro, 25 Set 2009. Disponível em: < https://borboletasdejade.blogspot.com/2009/09/1980-chet-baker-boto-brazilian-quartet.html > Acesso em: 17 Jul 2023.

EBC, Grupo. Jazz Livre Programa de rádio. Disponível em: <https://radios.ebc.com.br/jazz-livre/2021/08/confira-o-grupo-cama-de-gato-no-jazz-livre> Acesso em: 16 Jul 2023.

ÉFEMELLO, Efemérides do. Começa a Primeira edição do free jazz festival. Disponível em: < https://efemeridesdoefemello.com/2015/08/02/comeca-a-1a-edicao-do-free-jazz-festival/ > Acesso em: 17 Jul 2023.

PANTOJA, Rique. Entrevista concedida ao produtor cultural Cássio Laranja no programa Momento Digital Jazz – Jornal da Orla / Orla TV, em 14 de ago 2020. Duração: 1:39:09 Disponível em:< https://www.youtube.com/watch?v=A97cdyg6cIs&t=3993s > Acesso em: 17 jul 2023.

_____. RIQUE PANTOJA & CHET BAKER. 1987. Bob Wyatt (bateria), Mauro Senise (flauta), Michele Ascolese (guitarra), Rique Pantoja (tecados e sintetizadores), Chet Baker (trompete), Sizão Machado (baixo), Silvano Michelino (percussão), Marco Fratini (baixo), Roberto Gatto (bateria), Stefane Rossini (percussão). Recorded in Rome in 1984, Rio in 1985 and São Paulo in 1987. Comes with a cardboard inner sleeve with credits and partition.Disponível em: < https://www.discogs.com/pt_BR/release/3672437-Rique-Pantoja-Chet-Baker-Rique-Pantoja-Chet-Baker> Acesso em: 17 Jul 2023.

PINTO, Marco Túlio de Paula. Victor Brasil: A importância do período na Berklee School of Music (1969 – 1974) em seu estilo composicional. Revista PerMusi, Belo Horizonte, v. 23 p. 45-57, jan-Jul 2011. Disponível em:<https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/41243/31434> Acesso em: 16 Jul 2023.

FRANÇA, Gabriel Muniz Improta; GIACOMINI, Sonia Maria; SILVA, José Alberto Salgado e. 'Sambajazz em movimento : o percurso dos músicos no Rio de Janeiro, entre fins dos anos 1950 e início dos anos 1960'. 2015. Tese (Doutorado)-Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Ciências Sociais, 2015. Disponível em: <http://www.dbd.puc-rio.br/pergamum/biblioteca/php/mostrateses.php?open=1&arqtese=1111653_2015_Indice.html> acesso em: 17 Jul 2023.

FREE JAZZ -1988, MANCHETE, Rede de televisão. Cama de Gato - Pé de Moleque (Ao vivo no Free Jazz 1988). YouTube, 29 mar 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7auzm2p68jM>Acesso em: 16 Jul 2023.

JORNAL DO BRASIL. Ex - produtor da casa revela histórias curiosas do jazzmania. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, ACERVO. Disponível em: <https://www.jb.com.br/cultura/noticias/2007/10/11/ex-produtor-da-casa-revela-historias-curiosas-do-jazzmania.html> Acesso em: 17 Jul 2023.

MONTREAUX. Poster Oficial do 1º Festival Internacional jazz Montreaux – São Paulo. Disponível em:

<https://www.montreuxjazzshop.com/en/boutique/posters/official-posters/affiche-walter-ono-1978/ > Acesso em: 17 Jul 2023.

O GLOBO. C6 Fest: festival herdeiro do Free Jazz traz ao Rio nomes com Kraftwerk, Samara Joy e Jon Batiste. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, 18 mai 2023. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/rioshow/shows-e-concertos/noticia/2023/05/c6-fest-festival-herdeiro-do-free-jazz-traz-ao-rio-nomes-como-kraftwerk-samara-joy-e-jon-batiste.ghtml> Acesso em: 17 Jul 2023.

PEYRATOUT, Michel. Artistinfo. Disponível em: < https://music.metason.net/artistinfo?name=Michel%20Peyratout . Acesso em: 18 Jul 2023.

PIEDADE, Acácio T. C. 2013. “A teoria das tópicas e a musicalidade brasileira: reflexões sobre a retoricidade na música”. El oído pensante 1 (1). Disponível em: <http://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/oidopensante / https://acaciopiedade.com/wp-content/uploads/2017/10/2013_A_teoria_das_topicas_e_a_musicalidade.pdf >Acesso em: 17 de Jul 2023.

_____ 2007. “Expressão e sentido na música brasileira: retórica e análise musical” Revista eletrônica de musicologia da Universidade Federal do Paraná – UFPR Disponível em: <http://www.rem.ufpr.br/_REM/REMv11/11/11-piedade-retorica.html> Acesso em: 17 de Jul 2023.

SARAIVA, Lourdes. A Salsa como Ferramenta Pedagógica para o Estudo do Rítmo no Contexto da Percepção Musical, Florianópolis, Revista Nupeart, v. 8, n.1 p. 94-108, 2010.

Disponível em: <https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3073 >Acesso em: 17 Jul 2023.

RUIZ, Renan Branco. Grupo um e o Festival Internacional de Jazz (1978). XXV

ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA - 2020, São Paulo, Associação Nacional de História ANPUH-SP, p. 1-16, 2020. Disponível em: <https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/site/capa > / <https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/anais/trabalhos/trabalhosaprovados > / < https://www.encontro2020.sp.anpuh.org/resources/anais/14/anpuh-sp-erh2020/1630435072_ARQUIVO_c2f4758745e2153a71e0cd18b4397830.pdf > Acesso em: 17 Jul 2023.

__________________Jazz no Brasil ou Jazz Brasileiro? Um balanço histórico sobre o jazz durante o o longo modernismo (1920 -1980), História e Música na América Latina: Interlocuções Historiográficas, Revista História e Cultura, Franca, v. 10 n.2 (2021), P. 51-81, 03 jan 2022. Disponível em: < https://seer.franca.unesp.br/index.php/historiaecultura/article/view/3425 > Acesso em: 17 Jul 2023.

Downloads

Publicado

2025-05-05

Como Citar

VALVERDE, Kathyla Katheryne Sacramento. A LINHA DO BAIXO DE ARTHUR MAIA NO TEMA PÉ DE MOLEQUE. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–15, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6373. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6373. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS