O SARAU COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE E DO PROTAGONISMO NO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6345

Palavras-chave:

Educação, Protagonismo Juvenil, Interdisciplinaridade, sarau

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar a experiência de um sarau realizado em 2023 no CETI Monsenhor Cícero Portela Nunes, em Teresina, Piauí, e discutir esse evento como uma estratégia pedagógica, destacando seu papel no desenvolvimento da interdisciplinaridade e do protagonismo juvenil. O referencial teórico aborda o conceito e a prática dos saraus, com base em Silva et al. (2016), Barreto (2018) e Oliveira et. al. (2023), além de discutir a interdisciplinaridade a partir de Fazenda (1994) e Oliveira (2015), e o protagonismo juvenil com Freire (1996) e Berbel (2012). Também são consideradas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (2017) e do Currículo do Ensino Médio do Piauí (2021). A metodologia adotada é qualitativa, utilizando pesquisa bibliográfica e documental. A coleta de dados foi realizada por meio de observação direta e análise de registros escolares, como o Projeto Sarau CPN/2023, fotografias publicadas no Instagram da escola e a coletânea de poemas “Semente Literária”. A análise dos dados seguiu uma abordagem interpretativa. Como resultado, observou-se que o sarau foi uma prática pedagógica eficaz, promovendo a interação e a participação ativa dos estudantes no processo educativo.

Downloads

Biografia do Autor

Gabriela Alves Monteiro, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Mestra em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Professora de História na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e na Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI). 

Lucas Ramyro Gomes de Brito, Universidade Estadual do Piauí - UESPI

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura (PPGSC) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Especialista em História Sociocultural pela Faculdade do Médio Parnaíba (FAMEP). Professor de História na Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI), Teresina, Piauí, Brasil.

Referências

ALMEIDA, Flávio Aparecido de; SOUSA, Luciano Dias de. Poesia em sala de aula: por que e para quê? In: ALMEIDA, Flávio Aparecido de (Org.). Educação, música e artes: contribuições e desafios no contexto escolar. Guarujá-SP: Científica Digital, 2022.

BARREIROS, Patrício Nunes; SOUZA, Wiliana Coelho de. Inserção da literatura local nas aulas de Língua Portuguesa: uma experiência com a literatura de Juazeiro-BA. A Cor das Letras, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 70–90, 2017. DOI: 10.13102/cl.v16i1.1411. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1411 . Acesso em: 1 dez. 2024.

BARRETTO, Raquel Figueiredo. Sarau literário e Horácio Dídimo: relato de uma experiência com crianças do ensino fundamental. In: OLIVEIRA, Cintya Kelly Barroso; SILVA, Fernanda Maria Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Horácio Dídimo em estudo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25–40, 2012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/10326. Acesso em: 2 dez. 2024.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, estabelecendo a obrigatoriedade do ensino sobre história e cultura afro-brasileira no currículo escolar. Diário Oficial da União, 9 jan. 2003. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 1 dez. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 nov. 2024.

CETI MONSENHOR CÍCERO PORTELA NUNES. Projeto Sarau CPN/2023. Teresina, 2023a.

CETI MONSENHOR CÍCERO PORTELA NUNES. Semente Literária. Teresina, 2023b.

COSTA, Aryana. História Local. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de. Dicionário de ensino de história. Rio de Janeiro: FGV, 2019.

FAZENDA, Ivani Catarina Araújo. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas-SP: Papirus, 1994.

FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MUNANGA, Kabengele (Org.). Superando o racismo na escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; FLORES, Fábio Fernandes; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, versão On-line, v. 17, n. 48, p. 1-20, out./dez. 2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2178-26792021000500060. Acesso em: 2 dez. 2024.

OLIVEIRA, Cirlene Aparecida Hilário da Silva. O significado do trabalho interdisciplinar na escola. In: DAVID, Célia Maria et al. (Org.). Desafios Contemporâneos da Educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015.

OLIVEIRA, Milene; BARBOSA GOMES, Adriana Alves; KIRSCH, Heitor; OLIVEIRA, Paloma Brito de. Sarau literário – as múltiplas faces da linguagem e das ciências humanas: um olhar sobre o currículo da escola. Revista Alembra, v. 4, n. 9, p. 20–32, 2023. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/alembra/article/view/82 . Acesso em: 20 nov. 2024.

PIAUÍ. Lei nº 6.563, de 17 de dezembro de 2014. Dispõe sobre a preferência das escolas públicas e privadas do Estado do Piauí adotarem livros paradidáticos de autores piauienses e dá outras províncias. Disponível em: https://sapl.al.pi.leg.br/media/sapl/public/normajuridica/2014/3426/3426_texto_integral.pdf.Acesso em: 1 dez. 2024.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ. Currículo do Piauí: Novo Ensino Médio. Teresina, 2021. Disponível em: https://www.seduc.pi.gov.br/diretrizes/48/curriculo-novo-ensino-medio-caderno-01/. Acesso em: 20 nov. 2024.

SILVA, Fransuelen Geremias; RADIC, Leila Maria Ribeiro; SILVA, Mateus Gomes da; FONSECA, Paulo Marcus Oliveira. Saraus contemporâneos: a importância dos saraus como espaço político de socialização. Cadernos CESPUC, Belo Horizonte, n. 29, 2016. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/P2358-3231.2016n29p150. Acesso em: 10 nov. 2024.

SILVA, Mônica de Queiroz Valente da. Poesia no ensino médio: contribuições ao letramento literário a partir da perspectiva da complexidade. Rev. Práticas de Linguagem, v. 8, n. 3, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/praticasdelinguagem/article/view/28303. Acesso em: 8 dez. 2024.

VALLE, Flavia Pilla do; ZANCAN, Rubiane Falkenberg. Dança na escola... Para quê? Revista Brasileira de Estudos de Presença, Porto Alegre, v. 13, n. 1, e123696, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2237-2660123696vs01. Acesso em: 1 dez. 2024.

VIEIRA, Marcílio de Souza de. O sentido do ensino da dança na escola. Revista Educação em Questão, v. 29, n. 15, p. 103-121, maio-ago. 2007. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=563959961007. Acesso em: 1 dez. 2024.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competências. Tradução: Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Penso, 2014. E-PUB.

Downloads

Publicado

2025-04-19

Como Citar

MONTEIRO, Gabriela Alves; BRITO, Lucas Ramyro Gomes de. O SARAU COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DA INTERDISCIPLINARIDADE E DO PROTAGONISMO NO ENSINO MÉDIO. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–18, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6345. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6345. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS