O PAPEL DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i1.6025

Palavras-chave:

Baixa visão, Deficiência visual, Tecnologias Assistivas, Inclusão Escolar

Resumo

Ao longo da história, a inclusão escolar norteou-se por diferentes paradigmas, associados a distintas concepções de sujeito, aprendizagem e desenvolvimento. Atualmente, ela se tornou uma questão central em nossa sociedade, no entanto, sabe-se que ainda há barreiras que dificultam a participação na sociedade de forma igualitária, plena e efetiva. Em quadros como a baixa visão, englobada no diagnóstico de deficiência visual, isso se torna ainda mais evidente, sendo as práticas exitosas de inclusão, quando existentes, desenvolvidas muitas vezes quase exclusivamente no contexto do Atendimento Educacional Especializado. Com o presente estudo, objetivou-se investigar, a partir de uma revisão da literatura nacional, recursos de tecnologias assistivas que vêm sendo utilizados para a inclusão de estudantes com diagnóstico de baixa visão, sistematizando contribuições que alcancem o contexto educacional e até mesmo ultrapassem os muros da escola, contribuindo para a participação ativa e interativa de pessoas com baixa visão na vida em sociedade. Os resultados indicam potencialidades e desafios acerca da utilização de tecnologias assistivas no processo de escolarização de pessoas com baixa visão, bem como a necessidade de continuidade de pesquisas a respeito da temática.

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Biografia do Autor

Lorena de Almeida Cavalcante Brandão Nunes, Universidade de Pernambuco

Doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília (PGPDS-UnB) e mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (PPGPS-UFPB), tendo realizado a graduação em Psicologia também nesta Universidade. É especialista em Formação Pedagógica para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Atua como docente do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Psicologia e de Educação.

Gabriela Vieira de Oliveira, Instituto Federal Goiano

Licenciada em Ciências Biológicas do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Ceres, GO, Brasil.

Referências

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Publicado

2025-04-28

Como Citar

NUNES, Lorena de Almeida Cavalcante Brandão; OLIVEIRA, Gabriela Vieira de. O PAPEL DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM BAIXA VISÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e01–13, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i1.6025. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6025. Acesso em: 17 jun. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS