Adaptação e evidências de validade da High Blood Pressure - Focused Health Literacy Scale para o português

Autores

  • Daniele Braz da Silva Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Dalton Francisco de Andrade Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thereza Maria Magalhães Moreia Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Letramento em Saúde., Hipertensão, Estudo de Validação, Enfermagem, Educação em Saúde

Resumo

Objetivo: adaptar e estimar as evidências de validade com base no conteúdo e estrutura interna do High Blood Pressure-Focused Health Literacy Scale para o português brasileiro. Método: estudo metodológico com tradução e retrotradução. As evidências com base no conteúdo foram obtidas por Comitê de nove especialistas e 30 pessoas com hipertensão. Para as evidências com base na estrutura interna, a versão adaptada foi aplicada a 1318 pessoas com hipertensão. Resultados: A versão adaptada mostrou índice de validade de conteúdo de 0,92. Análise paralela indicou uma estrutura com dois fatores. A Análise Fatorial Exploratória com os 43 itens mostrou matriz de correlação negativa com grande destruição de covariância (entre 29,8% a 82,6%). Houve correção da matriz após a retirada de 12 itens. O modelo final mostrou correspondência com a teoria e adequação dos índices de ajuste. O fator 1, Letramento Funcional em Saúde, explica 7,63% da variância.  O Fator 2, Letramento de Impressão, explica 44,33% da variância. Os indicadores de confiabilidade mostraram-se dentro dos padrões de adequação. Conclusão: O instrumento adaptado mostrou evidências de validade relacionadas ao conteúdo e à estrutura interna para sua aplicação a pessoas com hipertensão no Brasil.

Biografia do Autor

Daniele Braz da Silva Lima, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, Ceará, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Dalton Francisco de Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção e Informática e Estatística. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Thereza Maria Magalhães Moreia, Universidade Estadual do Ceará

Universidade Estadual do Ceará. Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva. Fortaleza, Ceará, Brasil. Programa de Pós-Graduação em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Fortaleza, Ceará, Brasil.

Referências

Mills KT, Stefanescu A, He J. The global epidemiology of hypertension. Nat Rev Nephrol. 2020;16:223-37. DOI: https://doi.org/10.1038/s41581-019-0244-2.

Burnier M, Egan BM. Adherence in Hypertension- A Review of Prevalence, Risk Factors, Impact, and Management. Circulation Research. 2019;124(7):1124-40. DOI: https://doi.org/10.1161/CIRCRESAHA.118.313220.

Han HR, Delva S, Greeno RV, Negoita S, Cajita M, Will W. A Health Literacy-Focused Intervention for Latinos with Hypertension. Health Lit Res Pract. 2018;Feb 7; 2(1):e21-e25. DOI: https://doi.org/10.3928/24748307-20180108-02.

Borges FM, Silva ARV, Lima LHO, Almeida PC, Vieira NFC, Machado ALG. Health literacy of adults with and without arterial hypertension. Rev. Bras. Enferm. 2019;Jun; 72(3): 646-53. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0366.

Nielsen-Bohlman L, Panzer AM, Kindig DA. Health literacy: A prescription to end confusion. Institute of Medicine (US) Committee on Health Literacy. Washington (DC): National Academies Press (US). 2004. DOI: https://doi.org/10.17226/10883.

Bostock S, Steptoe A. Association between low functional health literacy and mortality in older adults: Longitudinal cohort study. British Medical Journal. 2012;Mar 15;344:e1602. DOI: https://doi.org/10.1136/bmj.e1602.

Berkman ND, Sheridan SL, Donahue KE, Halpern DJ, Crotty, K. Low health literacy and health outcomes: an updated systematic review. Ann Intern Med. 2011;155(2):97-107. DOI: https://doi.org/10.7326/0003-4819-155-2-201107190-00005.

Sampaio HAC, Carioca AAF, Sabry MOD, Santos PM, Coelho MAM, Passamai MPB. Health literacy in type 2 diabetics: associated factors and glycemic control. Ciênc. saúde coletiva. 2015;Mar; 20(3):865-74. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015203.12392014.

Amouzandeh C, Fingland D, Vidgen HA. A Scoping Review of the Validity, Reliability and Conceptual Alignment of Food Literacy Measures for Adults. Nutrients. 2019;11(4):801. DOI: https://doi.org/10.3390/nu11040801.

Kim MT, Song HJ, Han HR, Song Y, Nam S, Nguyen TH, Lee HC, Kim KB. Development and validation of the high blood pressure-focused health literacy scale. Patient Educ Couns. 2012;May; 87(2):165-70. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pec.2011.09.005.

Institute of Medicine. Health literacy. Washington, DC: National Academies Press; 2004. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25009856/.

Zhang Q, Huang F, Liu Z, Zhang N, Mahapatra T, et al. Cross-Cultural Validation of the High Blood Pressure Health Literacy Scale in a Chinese Community. PLOS ONE 2016;11(4): e0152182. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0152182.

Newton PE, Shaw SD. Standards for Talking and Thinking About Validity. Psychological Methods. Advance online publication. 2013. DOI: 10.1037/a0032969.

Cizek GJ. Validating test score meaning and defending test score use: different aims, different methods. Assessment in Education: Principles, Policy & Practice, 2016;23:2, 212-225. DOI: 10.1080/0969594X.2015.1063479.

Machado ALG, Lima FET, Cavalcante TF, Araújo TL, Vieira NFC. Instruments of health literacy used in nursing studies with hypertensive elderly. Rev. Gaúcha Enferm. 2014;Dec; 35(4):101-107. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-1447.2014.04.45139.

Costa VRS, Costa PDR, Nakano EY, Apolinário D, Santana ANC. Functional health literacy in hypertensive elders at primary health care. Rev. Bras. Enferm. 2019; 72(Suppl 2):266-273. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0897.

Beaton D, Bombardier C, Guillemin F, Ferraz MB. Recommendations for the Cross-Cultural Adaptation of the DASH & QuickDASH Outcome Measures. Institute for Work & Health 2002, 2007:1-45. Available from: http://www.dash.iwh.on.ca/sites/dash/files/downloads/cross_cultural_adaptation_2007.pdf.

Polit DF, Beck CT. The content validity index: are you sure you know what's being reported? Critique and recommendations. Res Nurs Health. 2006;Oct; 29(5):489-97. DOI: https://doi.org/10.1002/nur.20147.

Timmerman ME, Lorenzo-Seva U. Dimensionality assessment of ordered polytomous items with parallel analysis. Psychol Methods. 2011;Jun;16(2):209-20. DOI: 10.1037/a0023353.

Lloret-Segura S, Ferreres-Traver A, Hernandez-Baeza A, Tomas-Marco I. El Análisis Factorial Exploratorio de los Ítems: una guía práctica, revisada y actualizada. 2014;1151-1169. DOI: http://dx.doi.org/10.6018/analesps.30.3.199361.

Banjanovic ES, Osborne JW. “Confidence Intervals for Effect Sizes: Applying Bootstrap Resampling” Practical Assessment, Research, and Evaluation. 2014;21,a.5.

DOI: https://doi.org/10.7275/dz3r-8n08.

Lorenzo-Seva U, Ferrando PJ. Not Positive Definite Correlation Matrices in Exploratory Item Factor Analysis: Causes, Consequences and a Proposed Solution, Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, 2021;28:1, 138-147. DOI: 10.1080/10705511.2020.1735393.

Hair Jr JF, Black WC, Babin BJ, Anderson RE, Tatham RL. Análise multivariada de dados. 2009:e.6. Porto Alegre: Bookman.

Arthur JP, Mantovani MF, Ferraz MIR, Mattei AT, Kalinke LP, Corpolato RC. Translation and cross-cultural adaptation of the Hypertension Knowledge-Level Scale for use in Brazil. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2018;26:e3073. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.2832.3073.

Medeiros RKS, Ferreira Jr MA, Pinto DPSR, Vitor AF, Santos VEPS, Barichello E. Pasquali’s model of content validation in the Nursing researches. Rev. Enf. Ref. 2015; serIV(4):127-35. DOI: http://dx.doi.org/10.12707/RIV14009.

Van de Vijver F, He J. Measurement and Monitoring Youth Development Indicators from a Comparative Perspective. In S. Verma & A. Petersen (Eds.), Sustainable Development Goals: Using Developmental Science to Improve Young Lives Globally. New York. 2018. Available from: https://www.springer.com/gp/book/9783319965918.

Watson LK, Kaiser BN, Giusto AM, Ayuku D, Puffer ES. Validating mental health assessment in Kenya using an innovative gold standard. Int J Psychol. 2020;Jun;55(3):425-434. DOI: 10.1002/ijop.12604.

Rios J, Wells C. Validity evidence based on internal structure. Psicothema. 2014;26(1):108-16. DOI: 10.7334/psicothema2013.260.

Gibson Jr TO, Morrow JA, Rocconi LM. A modernized heuristic approach to robust exploratory factor analysis. The Quantitative Methods for Psychology. 2020;16(4), 295–307. DOI:10.20982/tqmp.16.4.p295.

Maes M, Vojdani A, Geffard M, Moreira Eg, Barbosa Ds, Michelin Ap, et al. Schizophrenia phenomenology comprises a bifactorial general severity and a single-group factor, which are differently associated with neurotoxic immune and immune-regulatory pathways. Biomol Concepts. 2019;10(1):209–225. Available from: 10.1515/bmc-2019-0023.

Publicado

2025-06-18

Como Citar

1.
Lima DB da S, Andrade DF de, Moreia TMM. Adaptação e evidências de validade da High Blood Pressure - Focused Health Literacy Scale para o português. Rev Enferm UFPI [Internet]. 18º de junho de 2025 [citado 9º de julho de 2025];14(1). Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/6278

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.