Síndrome nefrítica por glomerulonefrite pós estreptocócica por impetigo bolhoso: relato de caso

Autores/as

  • Luciano Veloso Mendes de Neiva UniFacid
  • Ana Leticia Almendra Freitas do Rego Monteiro
  • João Victor Costa Uchôa
  • Danilo de Brito Campos

DOI:

https://doi.org/10.26694/jcshu-ufpi.v8i1.3778

Palabras clave:

Anamnese, Derrame pleural, Glomerulonefrite, Hemodiálise, Nefrologia

Resumen

INTRODUÇÃO:  A síndrome nefrítica pós estreptocócicos (SNPE), caracteriza-se pela rápida deterioração da função renal devido a uma resposta inflamatória após infecção por estreptococos β-hemolíticos do grupo A (EBHGA). RELATO DE CASO: Masculino, 15 anos, sem comorbidades, apresentou infecções de pele com recidivas, evoluiu com edema de MMII (Membros Inferiores) 3+/4 e hipertensão 160/130, deu entrada na emergência com dispneia intensa, crepitação difusa bilateral e expectoração rosada, indicativo de edema pulmonar com saturação 70% em ar ambiente. Foi encaminhado para o Raio X e verificou-se derrame pleural volumoso bilateral. Paralelamente, visualizado notório edema agudo de pulmão, como protocolo, realizou-se aspiração do excesso de secessão por Via IOT e toracocentese de alívio de emergência em ambos os lados do espaço pleural pulmonar. Após procedimentos supracitados, retirou-se 700 ml em cada hemitórax e procedeu-se com Penicilina Benzeriam 12000000UI para eliminação da Cepa que o acometia na piodermite. Paciente estabilizou e foi transferido para UTI, para realização de hemodiálise já que o mesmo estava oligúrico com urina de cor amarronzada. Após o procedimento, apresentou função renal normalizada e sem queixas posteriores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que a SNPE pode ser desencadeada por quadros infecciosos, como o impetigo bolhoso. Outrossim, a presença do processo infeccioso concomitante, pode dificultar o diagnóstico da síndrome, logo, os profissionais devem atentar-se a anamnese do caso para um diagnóstico e terapêutica precoce, seguindo o protocolo orientado para a realização da conduta adequada em possíveis complicações posteriores.

 

Biografía del autor/a

Ana Leticia Almendra Freitas do Rego Monteiro

Graduanda em Medicina, no Centro Universitário Unifacid, tendo ingressado no ano de 2021. Atual vice-presidente da Liga Acadêmica de Inovação Tecnológica em Medicina (LITEME-UniFACID), Diretora de Pesquisa da Liga Acadêmica de Anatomia Humana Clínica e Cirúrgica (LAAHC-UniFACID) e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa do Centro Acadêmico de Medicina Dr. Luis Pires (CAMELUPI- Centro Universitário Unifacid). Tendo atuado como ligante na Liga Acadêmica Multiprofissional de Empreendedorismo e Inovação na Saúde, do Centro Universitário Uninovafapi (LAEIS-Uninovafapi). Atuei como Monitora na matéria de Embriologia por um período de 6 meses no Centro Universitário Unifacid e como representante estudantil/ líder de turma por um período de 01 ano. Fiz parte da Comissão Organizadora no setor de programação do VI Congresso Nordestino das Ligas Acadêmicas de Medicina/ IX Congresso das Ligas Acadêmicas de Medicina da UFPI e da comissão organizadora do III Workshop da Sociedade de Acadêmicos de Medicina do Piauí (SAMPI) com o tema 'Futuro Médico: Tudo o que você precisa saber sobre os grandes pilares da Medicina'. Atualmente faço parte da comissão organizadora do V INTERNATIONAL MEDICAL CONFERENCE OF PIAUÍ/XIX CONGRESSO MÉDICO DO PIAUÍ/VII COSAMPI. Faço aprimoramento em Inglês, no curso Adults, na British and American, Teresina - PI.

Publicado

2025-04-25

Cómo citar

Veloso Mendes de Neiva, L., Almendra Freitas do Rego Monteiro , A. L. ., Costa Uchôa, J. V. ., & de Brito Campos, D. . (2025). Síndrome nefrítica por glomerulonefrite pós estreptocócica por impetigo bolhoso: relato de caso. Jornal De Ciências Da Saúde Do Hospital Universitário Da Universidade Federal Do Piauí, 8(1), 66–74. https://doi.org/10.26694/jcshu-ufpi.v8i1.3778

Número

Sección

Relato de Caso

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.