APORTES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA COMPLEXA
DOI:
https://doi.org/10.26694/1517-6258.355Palavras-chave:
Extensão Universitária, Agroecologia, Feira UFPI, Formação complexaResumo
Relato de experiência vivenciada no contexto das ações de extensão universitária desenvolvidas pelo Projeto “Feira de Base Agroecológica-Cultural da UFPI”4. Embora se reconheça assentada na tríade Ensino-Pesquisa-Extensão, a formação acadêmica no Brasil tem priorizado as duas primeiras dimensões, em detrimento da Extensão. Neste trabalho evidencia-se a importância da extensão universitária no processo de formação de discentes de graduação, nas suas dimensões profissional, humana e cidadã. A experiência de extensão possibilitou a participação em processos comunitários rurais, a vivência em equipes multiprofissionais, o diálogo com as diversas instâncias universitárias, o contato com trâmites institucionais, a produção científica de artigos/relatos de experiência, a participação em eventos científicos, contato com outros estados do Brasil e outros países. Esta dinâmica, que aproximou os estudantes das professoras, artesã/os e agricultora/es, gerou capacidades diversas na formação discente, como a mediação de relações humanas, o aprendizado de elaboração- apresentação de trabalhos, a reflexão crítica sobre o meio rural, sua cultura e direitos sociais, o conhecimento de experiências da Agroecologia, da arte e cultura teresinenses das artes e culturas teresinenses, acesso a outra língua e culturas latino-americanas, dentre outros. Os resultados apontam que a extensão contribui para a formação pessoal e o treino do exercício técnico profissional complexo, constituindo-se como eixo fundamental da formação superior.
Referências
CAPORAL, Francisco Roberto e COSTABEBER, Jose Antonio. Agroecologia: enfoque científico e estratégico. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, v.3, n.2, p.13-16, abr./mai. 2002.
NUNES, Ana Lucia de Paula Ferreira e SILVA, Maria Batista da Cruz. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 119-133
SANTOS, Marcos Pereira dos. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário. Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 10-15, 2010.
SILVA, Valéria. Projeto de Extensão Feira de Base Agroecológica-Cultural da UFPI.
Teresina: PREX UFPI, 2016. mimeo.
DEL-MASSO, M. C. S et al. Interdisciplinaridade em Extensão Universitária. Ciência em Extensão. v.13, n.3, 2017.
SILVA, Valéria. Vestibular, Universidade, Formação: que formação? Acesse Piauí, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 INFORME ECONÔMICO (UFPI)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
