Os desafios das transformações urbanas para a mobilidade em Campina Grande-PB: ausência de elementos para uma transição sociotécnica
DOI:
https://doi.org/10.26694/2764-1392.5638%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20%20Palavras-chave:
Transição sociotécnica, Mobilidade urbana, AcessibilidadeResumo
A confecção de políticas públicas exige o conhecimento pleno do problema que se quer resolver para, em seguida, propor ações que sejam bem-sucedidas ao atacar o centro das questões. No caso em questão, a mobilidade urbana inclusiva na cidade de Campina Grande, a preocupação central está em desenvolver uma política de transportes para dá maior rapidez aos Veículos Particulares Motorizados (VPM) e melhorar o sistema de pagamentos de tarifas como forma de atrair mais usuários para os Transportes Públicos (TP). Essa forma de pensar e resolver o problema não abarca questões fundamentais da inclusão pelo transporte, que é a diversificação dos meios de transportes na periferia urbana e social, bem como, o desenvolvimento de uma infraestrutura para o transporte e o deslocamento suave, que abarcam podem resolver a microacessibilidade. Para ter esse alcance mais amplo da acessibilidade urbana, as autoridades públicas necessitam iniciar uma transição sociotécnica para o desenvolvido da mobilidade à escala humana, que podem levar a uma maior justiça distributiva dos transportes.
Referências
ALBUQUERQUE, Laura L. D.; ALMEIDA, Hermes Alves de. Indicadores de mobilidade urbana em Campina Grande, PB (Urban mobility indicators in Campina Grande, PB). Revista Conjecturas, Campina Grande-PB, v. 21, n. 4, p. 56-77, 2021.
APARICIO, Ángel. Equity Challenges in Major Transport Plans. 45th
European Transport Conference 2017. Transportation Research
Procedia, p. 121–135, 2017.
BRASIL. Lei nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012. Institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Brasília, DF: Presidência da República, 2012.
CANDIDO, José Lourenço. Mobilidade e acessibilidade urbana na cidade de Campina Grande - Brasil: uma tendência para a manutenção de um processo de exclusão social pelo transporte. 2022. 123f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 2022.
COSTA JÚNIOR, Clodoaldo B. da. Para onde (não) vamos? Análise do impacto da frota de automóveis na área central de Campina Grande - PB. 2013. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013.
GEELS, F. W. et al. The socio-technical dynamics of low-carbon transitions. Joule, Cellpress, v.1, n. 3, p. 463-479, 2017.
GEELS, F. W. Disruption and low-carbon system transformation: Progress and new challenges in socio-technical transitions research and the Multi-Level Perspective. Energy Research & Social Science, n. 37, p. 224-231, 2018.
INOI, Hiroto; NISHIWAKI, Mia; DOI, Kenji. Social exclusion related to
mobility in urban area. World Conference on Transport Research - WCTR 2016
Shanghai. 10-15 July 2016. Transportation Research Procedia 25, p. 4219–
, 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Tipologia intraurbana: espaços de diferenciação socioeconômica nas concentrações urbanas do Brasil (Coordenação de Geografia). Rio de Janeiro, 2017. 164p.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Cidades e Estados: Campina Grande (Coordenação de Geografia). Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pb/campina-grande.html. Acesso em: 23 set. 2024.
KERN, Florian. Using the multi-level perspective on socio-technical
transitions to assess innovation policy. Technological Forecasting and
Social Change. v. 79, issue 2, p. 298-310, 2012.
MAIA, Doralice Sátyro. A periferização e a fragmentação da cidade:
loteamentos fechados, conjuntos habitacionais populares e
loteamentos irregulares na cidade de Campina Grande-PB, Brasil. Scripta
Nova (Revista electrónica de Geografía y Ciencias Sociales), 2010. Barcelona: Universidad de Barcelona, 1 de agosto de 2010, v. XIV, n. 331 (80).
MAIA, Doralice Sátyro et al. Campina Grande: dinâmica econômica e reestruturação urbana. Permanências e Transformações. In: ELIAS, Denise; SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão; SOARES, Beatriz Ribeiro (org.). Agentes econômicos e reestruturação urbana e regional: Campina Grande e Londrina. 1. ed. São Paulo: Outras Expressões, 2013.
PEREIRA, Rafael H. M. Justiça distributiva e equidade no
transporte: legado dos megaeventos de desigualdades de acesso a
oportunidades no Rio de Janeiro. Texto para discussão. Instituto de Pesquisa
Econômica Aplicada - Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9302. Acesso em: 23 set. 2024.
PEREIRA, Silvia R. Percursos urbanos: mobilidade espacial,
acessibilidade e o Direito à Cidade. 2006. 323 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2006.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE - PMCG. Plano de
Mobilidade Urbana de Campina Grande (PLANMOB). Campina Grande, PB, 2015. Disponível em https://www.mobilize.org.br/estudos/257/plano-de-mobilidade-urbana-decampi na-grande-pb.html. Acesso em: 15 ago. 2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE – PMCG. Monitoramento do PLANMOB-CG – Diretrizes estabelecidas nos anexos da Lei. Campina Grande, PB,
Disponível em: https://campinagrande.pb.gov.br/wp-content/uploads/2019/05/Monitoramento-Diretrizes-Planmob-TesteMar%C3%A 7o.pdf. Acesso em: 13 mar. 2020.
SOUSA, Fábio G. R. Bezerra de. Campina Grande: cartografias de uma reforma urbana no Nordeste do Brasil (1930-1945). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 46, p. 61-92, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 INFORME ECONÔMICO (UFPI)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.