DA TEORIA À PRÁTICA: A EXPERIÊNCIA DE PROJETOS INTERVENTIVOS NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO, CPCE/UFPI
DOI:
https://doi.org/10.26694/1517-6258.353Palavras-chave:
PROJETOS INTERVENTIVOS, EDUCAÇÃO DO CAMPOResumo
O presente relato tem por objetivo divulgar as experiências da implantação de um Sistema Agroflorestal (SAF) na Escola Municipal Waldomiro Cavalcante de Oliveira, comunidade Lagoa Grande, município de Cristino Casto e uma oficina de defensivos naturais na Unidade Escolar Dra. Estelita Guerra de Macêdo, Comunidade Baio, município de Curimatá. As atividades foram realizadas no âmbito da disciplina de Agroecologia e Desenvolvimento Rural. As atividades despertaram nos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo grande interesse em multiplicar o que foi aprendido em sala de aula, no tempo universidade, assim permitindo que as informações agroecológicas chegassem as comunidades, escolas e as famílias que não tem o conhecimento desse modo de produção SAF e para aqueles que já possuem hortas individual ou em mandala e pretendem produzir de um modo sustentável.
Diante dos diagnósticos, trabalhos e estágios e como forma dos estudantes da Licenciatura em Educação do Campo fazer uma devolutiva para as comunidades, se fez necessário fortalecer as formas de existência e resistência das comunidades rurais, associando as técnicas já desenvolvidas pelos camponeses com os conhecimentos científicos adquiridos no curso, ou seja, o saber popular associado o saber científico.
Os projetos interventivos têm como finalidade fazer com que as famílias e a escola interajam entre si, dando visibilidade a sua vivência através da produção e organização, melhorando suas plantações sem o uso de defensivos químicos, valorizando seus próprios recursos naturais e implantando um sistema agroflorestal além de melhorar a qualidade na alimentação da comunidade e da escola. Tendo em vista a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar, visando melhorar a renda através de produtos saudáveis e sem agrotóxicos. As experiências envolveram discentes do sexto e sétimo período da LEdoC. (Licenciatura em Educação do Campo).
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura)
FILHO, Cleyton. Cartilha de receitas alternativas para prevenção e controle de pragas e doenças na agricultura. Disponível em <http://otca.info/gef/uploads/documento/6b09f-CARTILHA-40.pdf>. Acesso em 04 out. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 INFORME ECONÔMICO (UFPI)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
