OFICINAS TEMÁTICAS COMO ESTRÁTEGIA DE AVALIAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Oficina Temática , Avaliação , Ensino de QuímicaResumo
As oficinas temáticas emergem como estratégias pedagógicas para contextualizar o ensino de Química, integrando a interdisciplinaridade, a experimentação e a avaliação formativa em prol da aprendizagem significativa. Este estudo, realizado com 200 alunos do 9º ano do ensino fundamental II à 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor Vicente José Vieira (Barra do Ouro, TO), objetivou analisar e relatar os impactos dessa metodologia na construção do conhecimento químico, no engajamento discente e na formação de uma consciência crítica frente a problemas socioambientais locais. A pesquisa, de natureza qualitativa e participativa, foi estruturada nos Três Momentos Pedagógicos. Essa estratégia torna o ensino de Química não apenas mais atrativo e contextualizado, mas também o reposiciona como ferramenta de emancipação cidadã, preparando os estudantes para atuar criticamente em um mundo marcado por desafios sociais e culturais.
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