OFICINAS TEMÁTICAS COMO ESTRÁTEGIA DE AVALIAÇÃO NAS AULAS DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

Palavras-chave:

Oficina Temática , Avaliação , Ensino de Química

Resumo

As oficinas temáticas emergem como estratégias pedagógicas para contextualizar o ensino de Química, integrando a interdisciplinaridade, a experimentação e a avaliação formativa em prol da aprendizagem significativa. Este estudo, realizado com 200 alunos do 9º ano do ensino fundamental II à 3ª série do ensino médio da Escola Estadual Professor Vicente José Vieira (Barra do Ouro, TO), objetivou analisar e relatar os impactos dessa metodologia na construção do conhecimento químico, no engajamento discente e na formação de uma consciência crítica frente a problemas socioambientais locais. A pesquisa, de natureza qualitativa e participativa, foi estruturada nos Três Momentos Pedagógicos. Essa estratégia torna o ensino de Química não apenas mais atrativo e contextualizado, mas também o reposiciona como ferramenta de emancipação cidadã, preparando os estudantes para atuar criticamente em um mundo marcado por desafios sociais e culturais.

Biografia do Autor

Luiz Diego Carvalho Ferreira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduando em licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí – UFPI, Bolsista PIBIC, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade - CNPq/UFPI. 

Derek Gilmore de Araújo SILVA, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduando em licenciatura em Ciências da Natureza, Universidade Federal do Piauí – UFPI, Bolsista PIBIC, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade - CNPq/UFPI. 

Fernando Rocha da Costa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui doutorado e mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Graduação em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Tocantins, em licenciatura em Pedagogia e em licenciatura em Matemática pela Faculdade Paraíso do Norte. Possui especializações em Ciências da Natureza, Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, e em Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí. Tem experiência como professor da educação básica, coordenador pedagógico e gestor escolar nas redes de ensino municipal e estadual. Atualmente, é professor adjunto no curso de licenciatura em Ciências da Natureza, no Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGEnCiNa), todos do Centro de Ciências da Natureza (CCN), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). É líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências e Sociedade (NEPECS), vinculado ao CCN/UFPI/CNPq. Seus interesses de pesquisa incluem as áreas de ensino de química, ensino de ciências da natureza, educação para as relações étnico-raciais, tecnologias digitais, comunicação e formação docente. Contato: fernando.costa@ufpi.edu.br

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Publicado

2024-12-30

Edição

Seção

Artigos - Educação