MAPAS CONCEITUAIS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVA DISCENTE DE UMA TURMA DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE TERESINA-PI.

Authors

Keywords:

Mapas Conceituais, Aprendizagem Significativa, Ensino de Geografia

Abstract

O presente trabalho apresenta uma proposta de utilização dos mapas conceituais baseado na teoria da aprendizagem significativa, tendo como objetivo geral analisar a perspectiva discente quanto ao uso dos mapas conceituais e a efetivação na aprendizagem significativa no ensino de Geografia e como objetivos específicos demonstrar as diferentes formas de se utilizar os mapas conceituais como recurso didático facilitador da aprendizagem, construir mapas conceituais a partir dos conteúdos propostos de Geografia, bem como avaliar a aplicabilidade dos mapas conceituais construídos pelos discentes na perspectiva da efetivação da aprendizagem significativa. A Metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, com base em autores como Ausubel (1980), Novak (1981) e Moreira (2008), tendo como objeto de estudo uma turma de 6º ano do ensino fundamental. Ao avaliar a aplicabilidade dos mapas conceituais construídos pelos discentes na perspectiva da efetivação da aprendizagem significativa, constatou-se a partir de seu uso, que quase todos sujeitos pesquisados atingiram os objetivos propostos uma vez que ao elaborarem seus mapas, enfatizaram que os temas buscavam a promoção e a diferenciação progressiva e integrativa baseado no conhecimento prévio e no conhecimento adquirido. Portanto, busca-se por meio da realização desta pesquisa, contribuir no campo cientifico, bem como nas discussões teórico-metodológicas sobre o uso do mapa conceitual como recurso didático facilitador da aprendizagem significativa no ensino de Geografia, com destaque a abordagem da teoria de aprendizagem de Ausubel. Espera-se ainda que o referido estudo possa contribuir com a edificação do conhecimento cientifico atenuando reflexões sobre o ensino de geografia e o uso dos mapas conceituais.

Author Biography

Osvaldo Luís Barbosa Costa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Geografia pelo PPGGEO-UFPI. Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí. Técnico em Meio Ambiente pelo EAD/IFPI. Pós Graduado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Pós Graduado em Docência do Ensino Superior. Pós Graduado em Gestão Educacional em espaços escolares e não escolares (NEAD-UESPI). Graduando em Pedagogia. Professor de Geografia na rede Municipal e Estadual em Teresina-PI.

References

AUSUBEL,David.P.. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Ed. Interamericana Ltda, 1980.

___________,David P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. 1 ed. Lisboa: Plátano, 2000.

APPLE, Michael W. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. 2ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes 2006.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009. FLICK, U. Introdução à Pesquisa Qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.

LÜDKE, Menga. ANDRE, Marli E.D.A.A Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2013.

MACHADO, L. O.; MACEDO, R.T. Aprendizagem significativa com Mapas Conceituais e Mentais: Um Estudo de Caso Comparativo no Ensino de Geografia.Repositório Digital da UFSM, 2020. Coleções TCC Licenciatura em Computação. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/24242/Machado_Luana_Oliveira.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 10 de maio de 2023.

MASINI, E. F. S.;MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa condições para ocorrência e lacuna que levam a comprometimentos. São Paulo: Vetor Editora, 2008. 225p.

MORAES, V. Planta baixa.19XX. Disponível em: <http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86865/>. Acessado em 15 maio 2023.

MOREIRA, Marco Antonio. A Teoria da Aprendizagem Significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasilia, 2001.

_________, Marco Antonio. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. 2006. Disponível em http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf. Acesso em Fevereiro de 2013.

___________, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB, 1999, 115p.

__________, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. 1. Ed. São Paulo: EPU-Editora Pedagógica e Universitária, 2013.

MOREIRA, M.A. e MASINI, E.F.S. Aprendizagem significativa: a teoria de aprendizagem de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro Editora, 2011.

NOVAK, J.D. A theory of education. Ithaca, Cornell University Press, 1977. Tradução de M.A. Moreira, Uma teoria de educação. São Paulo, Pioneira, 1981.

_______, J.D.; CANÃS,A.B.; A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa. Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29 , jan.-jun. 2010. Disponível em http://www.periodicos.uepg.br. Acesso em 06 de maio 2023.

TAVARES, Romero. Aprendizagem Significativa. Disponível em: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/pdf/2004AprendizagemSignificativaConceitos. pdf. Acesso em Fevereiro de 2023.

SILVA, Tomáz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução ás teorias do currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

SOUZA, N. A. A.; BORUCHOVITCH, Evely. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.26, n.03, p.195-218 , dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/LyJBCdDvGvdzmn6tRQv5JJL/?lang=pt acesso em 05 de maio de 2023.

STEFANELLO, A. C. Didática e avaliação da aprendizagem no ensino de geografia. Curitiba: IBPEX, 2008.

Published

2025-10-30