DESTACANDO A NATUREZA ABSTRATA DA CIÊNCIA POR MEIO DA EPISTEMOLOGIA DE ISABELLE STENGERS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.4764

Palabras clave:

Isabelle Stengers, Epistemologia, Poder da ficção, Natureza da ciência, Ensino de Ciências

Resumen

Este ensaio busca evidenciar as contribuições da epistemologia de Isabelle Stengers, para enfatizar a natureza abstrata da ciência. Para tanto, é feita uma discussão de alguns capítulos do livro A invenção das ciências modernas, em especial ao que se refere ao episódio histórico de Galileu Galilei e a luta contra Roma, que permitiu definir o que é científico por meio do poder da ficção. A partir disto, é destacado o uso da abstração na produção de conhecimento científico, diferente da expressão do real que é atribuída a ciência. Consequentemente, com estas discussões no espaço universitário, é possível alcançar cientistas em formação e fomentar o desenvolvimento de um olhar epistemológico que não propaga visões inadequadas, mas rejeita o idealismo da elucidação do universo utilizando da objetividade e neutralidade da experimentação; e, em seu lugar, atribui o papel do cientista e de seu poder de abstração como cruciais na atividade científica.

Biografía del autor/a

Yana Bárbara da Silva Teixeira, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Federal do Amazonas. Desenvolveu pesquisas abordando a história da química; a natureza e a concepção de ciência; história, filosofia e sociologia da ciência; e experimentação investigativa. Participa do grupo de pesquisa Laboratório de Filosofia e Ensino de Ciências (LAFECi) e é editora de layout da revista Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (CECi), o periódico do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da UFAM.

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Publicado

2023-12-28

Cómo citar

TEIXEIRA, Yana Bárbara da Silva. DESTACANDO A NATUREZA ABSTRATA DA CIÊNCIA POR MEIO DA EPISTEMOLOGIA DE ISABELLE STENGERS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1–13, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i3.4764. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4764. Acesso em: 27 jul. 2025.