EDITORIAL

Authors

  • Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti UFPE
  • Valquíria Farias Bezerra Barbosa UFSC
  • Ana Carolina Peixoto Medeiros UFPE

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7922

Keywords:

dossiê

Abstract

A presente edição da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc) reúne o dossiê
“Caminhos da Pesquisa Aplicada na Educação Profissional e Tecnológica”, que resultou do esforço
coletivo de pessoas pesquisadoras comprometidas com o fortalecimento teórico, metodológico e
político da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação Ciência e
Tecnologia (IFs) brasileiros. O dossiê foi organizado pela Profa. Dra. Natália Conceição Silva Barros
Cavalcanti, Profa. Dra. Ana Carolina Peixoto Medeiros e Profa. Dra. Valquíria Farias Bezerra Barbosa,
docentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em Rede Nacional
(ProfEPT). Este dossiê nasce do diálogo entre distintas experiências institucionais e das linhas de
pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Organização e Memórias
de Espaços Pedagógicos na EPT que, no âmbito do ProfFEPT, têm buscado consolidar a EPT como
campo autônomo de investigação, ancorado na práxis e na transformação social.

Author Biographies

Natália Conceição Silva Barros Cavalcanti, UFPE

Doutora em História (UFPE).
Professora Titular do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Campus Pesqueira. Professora do
Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT-IFPE, Campus
Olinda, Pernambuco. Brasil

Valquíria Farias Bezerra Barbosa, UFSC

Doutora em Ciências Humanas (UFSC). Professora Titular
do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Campus Abreu e Lima. Professora do Programa de
Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT-IFPE, Campus
Olinda,Pernambuco. Brasil

Ana Carolina Peixoto Medeiros, UFPE

Doutora em Administração (UFPE). Professora do Departamento de Administração
do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE, Campus Igarassu. Professora do Programa de Mestrado
Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, ProfEPT-IFPE, Campus Olinda,Pernambuco
Brasil

References

BLANCHER, Vantoir Roberto; CATERLE, Lisiane Darlene; MACHADO, Fernanda de Camargo (Org.).

Metodologia da Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: dilemas e provocações

contemporâneas. 1ª ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2019, v., p. 01-198.

CHAVES SILVA, Marina; DE JESUS RAMOS, Ivo. A produção científica sobre a Educação Profissional e

Tecnológica. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 538–562, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.44367.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz

e Terra, 1996.

SANTOS, Elza Ferreira; REIS, Igor Adriano de Oliveira; SANTOS, José Osman dos. Produtos

educacionais: Possibilidades e Desafios na EPT. Curitiba: Editora CRV, 2024.

VIEIRA, Josimar de Aparecido; LEITE, Amanda Regina; KUHN, Adele Stein. Perspectivas da Produção da

Pesquisa Aplicada, Inovação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico nos Institutos Federais.

Revista Valore, [S. l.], v. 8, p. e-8024, 2023. DOI: 10.22408/reva8020231344e-8024. Disponível em:

https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1344. Acesso em: 21 out. 2025.

PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica.

Brasília: Fundação Santillana, 2011; São Paulo: Moderna, 2011. Disponível em:

https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2020/07/InstitutosFederais.pdf

PEREIRA, Marisa R. S. et al. (Orgs.) Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica. Santa Maria:

UFSM, 2023.

Published

2025-12-01

How to Cite

CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros; BARBOSA, Valquíria Farias Bezerra; MEDEIROS, Ana Carolina Peixoto. EDITORIAL. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 3, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i3.7922. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/7922. Acesso em: 16 dec. 2025.