EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7922Keywords:
dossiêAbstract
A presente edição da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEduc) reúne o dossiê
“Caminhos da Pesquisa Aplicada na Educação Profissional e Tecnológica”, que resultou do esforço
coletivo de pessoas pesquisadoras comprometidas com o fortalecimento teórico, metodológico e
político da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação Ciência e
Tecnologia (IFs) brasileiros. O dossiê foi organizado pela Profa. Dra. Natália Conceição Silva Barros
Cavalcanti, Profa. Dra. Ana Carolina Peixoto Medeiros e Profa. Dra. Valquíria Farias Bezerra Barbosa,
docentes do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, em Rede Nacional
(ProfEPT). Este dossiê nasce do diálogo entre distintas experiências institucionais e das linhas de
pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e Organização e Memórias
de Espaços Pedagógicos na EPT que, no âmbito do ProfFEPT, têm buscado consolidar a EPT como
campo autônomo de investigação, ancorado na práxis e na transformação social.
References
BLANCHER, Vantoir Roberto; CATERLE, Lisiane Darlene; MACHADO, Fernanda de Camargo (Org.).
Metodologia da Pesquisa em Educação Profissional e Tecnológica: dilemas e provocações
contemporâneas. 1ª ed. Curitiba: Brazil Publishing, 2019, v., p. 01-198.
CHAVES SILVA, Marina; DE JESUS RAMOS, Ivo. A produção científica sobre a Educação Profissional e
Tecnológica. Revista Labor, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 538–562, 2020. DOI: 10.29148/labor.v1i24.44367.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
SANTOS, Elza Ferreira; REIS, Igor Adriano de Oliveira; SANTOS, José Osman dos. Produtos
educacionais: Possibilidades e Desafios na EPT. Curitiba: Editora CRV, 2024.
VIEIRA, Josimar de Aparecido; LEITE, Amanda Regina; KUHN, Adele Stein. Perspectivas da Produção da
Pesquisa Aplicada, Inovação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico nos Institutos Federais.
Revista Valore, [S. l.], v. 8, p. e-8024, 2023. DOI: 10.22408/reva8020231344e-8024. Disponível em:
https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1344. Acesso em: 21 out. 2025.
PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica.
Brasília: Fundação Santillana, 2011; São Paulo: Moderna, 2011. Disponível em:
https://www.fundacaosantillana.org.br/wp-content/uploads/2020/07/InstitutosFederais.pdf
PEREIRA, Marisa R. S. et al. (Orgs.) Pesquisas em Educação Profissional e Tecnológica. Santa Maria:
UFSM, 2023.



















