DESAFIOS SOCIOECONÔMICOS E AMBIENTAIS DO PARQUE EÓLICO DE PEDRA DO SAL

Autores/as

  • Bruna Vitória Rodrigues de Araújo Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)
  • Wanderson da Silva Araújo Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)
  • Carolina Silva Ribeiro Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.15770230

Palabras clave:

Comunidades tradicionais, Pedra do Sal, Energia eólica

Resumen

O Brasil é um enorme produtor energético renovável, tendo a energia eólica como uma das suas principais fontes. A região Nordeste é o território brasileiro com abundância na captação dos ventos para geração de energia. Com a alta demanda por fontes menos emissoras de gases poluentes, a geração de energias limpas aumenta excessivamente. Desse modo, necessita-se de uma vasta extensão de terras para a implantação de parques eólicos. Na grande maioria, a instalação desses aerogeradores, são em áreas que requerem um fluxo maior dos ventos, em muitos casos, essa implementação ocorre em territórios em que há presença de famílias e comunidades tradicionais, que vivem naqueles locais há bastante tempo. Assim, o estudo tem por objetivo investigar as consequências para a população de Pedra do Sal, após a instalação do parque eólico de Pedra do Sal, no município de Parnaíba, no Piauí. Tornando-se essencial analisar, os impactos socioeconômicos e ambientais, tais como: a falta de empregabilidade, os conflitos sociais, a destruição da flora nativa, a poluição de lagos, a desapropriação de terras, além dos ruídos das turbinas e os impactos visuais para os moradores.

Biografía del autor/a

Bruna Vitória Rodrigues de Araújo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Membro do Projeto de Extensão Renovar e do Grupo de Pesquisa GEERICC da UFDPar.

Wanderson da Silva Araújo, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Graduando em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Membro do Projeto de Extensão Renovar e do Grupo de Pesquisa GEERICC da UFDPar.

Carolina Silva Ribeiro, Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar)

Doutora em Economia. Professora do Curso de Economia, coordenadora do Projeto de Extensão Renovar, do Projeto de Pesquisa Potencialidades e Desafios da Economia Piauiense e do Grupo de Pesquisa em Energias Renováveis, Impactos, Conflitos e Clima (GEERICC) da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Publicado

2025-07-15

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.