Entre o existir e o resistir: a escravidão africana nos livros didáticos de História (pnld, 2018)
DOI:
https://doi.org/10.26694/rec.v13i1.9277Palabras clave:
História, livros didáticos de História, escravidão, resistênciaResumen
O nosso objeto e documento de pesquisa foi o livro didático, no qual analisamos o lugar da resistência escrava durante o período colonial e imperial nas duas coletâneas mais adotadas no Brasil para o componente curricular de História, aprovadas para o triênio 2018-2020. Nas obras didáticas, analisamos textos, imagens, atividades, manual do professor e suas seções a partir da epistemologia decolonial de Maldonado-Torres (2018), Mignolo (2014) e Quijano (2000), os quais problematizam o colonialismo e a colonialidade pela tríade poder, ser e saber. Os materiais em análise destacam formas de resistência escrava, como a participação e/ou organização de revoltas, a prática de religiões de matriz africana e a formação de quilombos, demonstrando que, nos tópicos sobre a escravidão, as coletâneas evidenciam que os sujeitos afrodiaspóricos não aceitaram passivamente o colonialismo, resistindo e lutando contra a imposição da escravidão no Brasil, com o intuito de angariar a liberdade. Todavia, os livros didáticos, conquanto registramformas de resistência dos negros, exprimem-nas de maneira superficial e reducionista, o que não contribui para explicitar o protagonismo dos sujeitos afrodiaspóricos em circunstâncias de violência e opressão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2026 Nádia Narcisa de Brito Santos, José Petrúcio de Farias Junior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Todo o conteúdo publicado pela Revista Contraponto está licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição–Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0).
Essa licença permite o compartilhamento, a reprodução, a distribuição e a adaptação dos trabalhos publicados, desde que seja devidamente atribuída a autoria e indicada a publicação original nesta revista. É vedada a utilização do conteúdo para fins comerciais.
Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação, comprometendo-se a respeitar as condições estabelecidas na referida licença.