EXPERIÊNCIAS E RELATOS DO ESTÁGIO DOCENTE EM GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NO INTERIOR DO ESTADO DO CEARÁ
Keywords:
estágio supervisionado, Formação Docente, Ensino de GeografiaAbstract
Parte-se do pressuposto de que o estágio supervisionado constitui um momento fundamental na formação acadêmica dos profissionais da educação, pois é por meio dele que ocorrem os primeiros contatos com a realidade escolar. O objetivo deste artigo é analisar as experiências e os relatos vivenciados durante o estágio supervisionado em Geografia numa escola de ensino médio do interior do Estado do Ceará, a E.E.E.P. Professora Maria de Jesus Rodrigues Alves. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo estudo de caso, construído a partir de levantamentos bibliográficos e das atividades estagiárias e de pesquisa na referida escola. Os resultados indicam que o estágio na formação do professor de Geografia vai além de um componente curricular obrigatório, configurando-se como uma oportunidade de pesquisa e de conhecimento que promove condições para a construção da identidade e da experiência docente. Assim, compreende-se o estágio como uma instância privilegiada de desenvolvimento pedagógico, pessoal e profissional
References
CACETE, Núria Hanglei. Formação do professor de geografia: sobre práticas de ensino e estágio supervisionado. Revista da Casa da Geografia de Sobral. Sobral- CE, v. 7, n. 2, p.3-11, jul. 2015.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos. 14 ed. Campinas: Papirus, 1998
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 5.ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GODOI, Francisco Bueno de; SAIKI, Kim. A prática de Ensino e o Estágio supervisionado. In: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T. (org.). Prática de ensino de Geografia e Estágio supervisionado. 2.ed, 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015. p.26- 31.
IMBERNÓN, Francisco. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária, São Paulo: Cortez, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática – Velhos e Novos Temas. Edição do autor. Maio, 2002.
NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019.
PASSINI, Elza Yasuko. Convite para inventar um novo professor. In: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T. (org.). Prática de ensino de Geografia e Estágio supervisionado. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2015. p. 32-51.
PILETTI, Cláudio. Didática geral. 23. ed. São Paulo: Editora Ática, 2001.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria do Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004.
SOUSA NETO, Manoel Fernandes de. A aula. Revista Geografares. Vitória, n. 2, p.115-120, jun. 2011.
STRAFORINI, Rafael. Ensinar geografia: o desafio da totalidade mundo. 2001. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação aplicado às Geociências) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.