O USO DO GOOGLE EARTH PRO COMO RECURSO DIDÁTICO NÃO CONVENCIONAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA

Authors

  • Rita de Cássia Araújo de Sousa Secretaria Municipal de Educação de Timon
  • Francisco Wellington de Araujo Sousa Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-2667-3206
  • Bartira Araújo da Silva Viana Universidade Federal do Piauí

Abstract

Tendo em vista a necessidade de ampliar a discussão sobre a importância dos recursos didáticos não convencionais no ensino de Geografia, ainda mais diante das grandes mudanças na sociedade e na educação provocadas pelo meio técnico científico-informacional, o objetivo geral desse trabalho é descrever as potencialidades da utilização do Google Earth Pro como recurso didático no ensino de Geografia, destacando suas ferramentas e formas de uso em sala de aula. O trabalho foi construído a partir de pesquisa bibliográfica elaborado com base em material já publicado, como por exemplo livros, artigos publicados em periódicos, trabalhos disponíveis em sites, entre outras fontes. Outra etapa importante para o desenvolvimento do trabalho compreendeu uma análise do programa, verificando as principais ferramentas e funções que ele possui, e as várias possibilidades de serem aplicadas em atividades no ensino de Geografia apresentadas a partir de sequências didáticas. A utilização do Google Earth Pro como um recurso didático não convencional nas aulas de Geografia, se mostra uma ferramenta de grande potencialidade no que se refere ao ensino e aprendizagem de vários assuntos da ciência geográfica, tendo em vista a diversidade de ferramentas, funções e recursos que o programa possui e que são fáceis de manipulação. Portanto, o uso do Google Earth Pro como recurso didático permite ao professor uma maior diversidade e inovação nas aulas, sendo necessário que o docente possa realizar um bom planejamento das aulas quando for utilizá-lo, destacando os temas e assuntos a serem discutidos, verificando que recurso pode ser  trabalhado, contribuindo assim, para uma aprendizagem significativa dos estudantes.

Author Biographies

Francisco Wellington de Araujo Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2011 - 2016). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2018 - 2020). Participa como Pesquisador do Grupo de Pesquisa intitulado: Geomorfologia, Análise Ambiental e Educação. Atualmente é professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão.

Bartira Araújo da Silva Viana, Universidade Federal do Piauí

Professora Associada II da Universidade Federal do Piauí. Doutora em Geografia pela IGC/UFMG. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo TROPEN/UFPI. Especialista em Pesquisa para o Ensino de Geografia. Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Piau

Published

2025-10-30