SUSTENTABILIDADE EM BIBLIOTECAS: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM MINICURSO PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE BIBLIOTECÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7925Palavras-chave:
Sustentabilidade em bibliotecas, Educação profissional e tecnológica-bibliotecas, Agenda 2030 - bibliotecas, Objetivo de desenvolvimento sustentável 4 - educação de qualidadeResumo
O presente artigo tem por objetivo descrever a concepção, construção, aplicação, avaliação e validação de um curso de capacitação autoinstrucional para bibliotecários e demais servidores de bibliotecas, intitulado “Agenda 2030 e a promoção da sustentabilidade em bibliotecas: uma introdução ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Educação de Qualidade”. Este curso foi concebido para introduzi-los ao tema da sustentabilidade e capacitá-los para o desenvolvimento de ações, nas bibliotecas do IFPE. Os 24 bibliotecários que realizaram o minicurso forneceram feedbacks detalhados sobre o conteúdo, a forma de apresentação e a linguagem utilizada. Também registraram percepções e sugestões de aprimoramento deste recurso educativo. Os dados da avaliação indicaram a grande relevância do curso para formação continuada da pessoa bibliotecária do IFPE e para a realização de ações sustentáveis nas bibliotecas. Tal iniciativa contribui diretamente para a promoção dos princípios da Agenda 2030 e para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.
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