ENTREVISTA COM A PROFESSORA FÁTIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA CURRICULARIZAÇÃO DA PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS COM OS COMPONENTES DE PESQUISA E PROCESSOS EDUCATIVOS NO IFC
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7448Keywords:
Curricularização, Pesquisa em Educação Superior, Formação Docente, Componentes Curriculares, Inovação PedagógicaAbstract
A Educação é um processo complexo e dinâmico, em constante transformação. Atualmente, destaca-se a necessidade de implementar práticas que promovam a curricularização da extensão e da pesquisa no Ensino Superior. Nesse contexto, o presente estudo apresenta uma entrevista com a professora Fátima Peres Zago de Oliveira, que atuou como Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Catarinense (IFC), com o objetivo de compreender as experiências e reflexões sobre os componentes curriculares Pesquisa e Processos Educativos (PPE). A entrevista oferece uma perspectiva institucional sobre a importância das PPEs na curricularização, detalhando a criação, implementação e aprimoramento desses componentes no currículo da instituição. Optou-se por apresentar a entrevista na íntegra, reconhecendo a riqueza do relato e sua contribuição para a compreensão de práticas inovadoras de formação docente no Ensino Superior.
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