ENTREVISTA COM A PROFESSORA FÁTIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA CURRICULARIZAÇÃO DA PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS COM OS COMPONENTES DE PESQUISA E PROCESSOS EDUCATIVOS NO IFC

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7448

Keywords:

Curricularização, Pesquisa em Educação Superior, Formação Docente, Componentes Curriculares, Inovação Pedagógica

Abstract

A Educação é um processo complexo e dinâmico, em constante transformação. Atualmente, destaca-se a necessidade de implementar práticas que promovam a curricularização da extensão e da pesquisa no Ensino Superior. Nesse contexto, o presente estudo apresenta uma entrevista com a professora Fátima Peres Zago de Oliveira, que atuou como Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal Catarinense (IFC), com o objetivo de compreender as experiências e reflexões sobre os componentes curriculares Pesquisa e Processos Educativos (PPE). A entrevista oferece uma perspectiva institucional sobre a importância das PPEs na curricularização, detalhando a criação, implementação e aprimoramento desses componentes no currículo da instituição. Optou-se por apresentar a entrevista na íntegra, reconhecendo a riqueza do relato e sua contribuição para a compreensão de práticas inovadoras de formação docente no Ensino Superior.

Author Biographies

Elisangela Regina Selli Melz, Instituto Federal Catarinense (IFC) - campus Rio do Sul

Doutora em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), Mestre em Educação (UNOESC Campus Joaçaba), Especialista em Matemática: Ensino Fundamental e Médio (Faculdades Integradas do Vale do Ribeira) e Licenciada em Matemática (UNOESC Campus São Miguel do Oeste). Professora da Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Rio do Sul, atuando no Ensino Médio e na Licenciatura em Matemática. Atualmente, exerce a coordenação do curso de Licenciatura em Matemática, a coordenação institucional do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e a coordenação do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Matemática e suas Perspectivas (NEPEMP/IFC), além de integrar o Núcleo de Pesquisa em Educação Tecnológica (NEPET/UFSC). Suas pesquisas concentram-se em Formação de Professores, Implicações Sociais da Ciência e da Tecnologia, Perspectivas Matemáticas e Educação Matemática. Atualmente, investiga as variáveis contemporâneas da equação civilizatória, refletindo sobre o papel da educação matemática na promoção da justiça social e na defesa da dignidade humana. Defende a insubordinação criativa como atitude ética e política, concebida não apenas como contestação, mas como exercício de questionamento crítico e reinvenção, capaz de inspirar transformações e de valorizar a complexidade de cada ser vivo.

Kauane Ferrari Luiz, Professora de Matemática pela Secretaria de Estado da Educação (SED/SC)

Licenciada em matemática pelo Instituto Federal Catarinense campus Rio do Sul (IFC), no qual foi bolsista do Projeto de Ensino - Monitoria das disciplinas de Pesquisa e Processos Educativos (I e II), Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP). Ademais, envolveu-se com o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Instituto Federal Catarinense Campus Rio do Sul, em que dedicou-se a estudos e projetos sobre Educação não Violenta e Educação para Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). Atualmente, é professora de matemática pelo Estado de Santa Catarina, lecionando para turmas do ensino fundamental anos finais e ensino médio, e também, acadêmica de licenciatura em Pedagogia pela Uninter. Para além da docência, dedica-se ao estudo e à pesquisas sobre AH/SD, Justiça Social, e Educação não Violenta.

Bruno Henrique Labriola Misse, Instituto Federal do Sul de Minas - campus Inconfidentes

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Possui mestrado em Educação Matemática pela Unesp - Rio Claro (2014) e graduação em Licenciatura em Matemática pela Unesp - Guaratinguetá (2011). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática e Filosofia da Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Matemática, Olimpíadas de Matemática, Fenomenologia e Filosofia da Matemática. Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal do Sul de Minas - campus Inconfidentes.

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Published

2025-11-30

How to Cite

MELZ, Elisangela Regina Selli; LUIZ, Kauane Ferrari; MISSE, Bruno Henrique Labriola. ENTREVISTA COM A PROFESSORA FÁTIMA PERES ZAGO DE OLIVEIRA CURRICULARIZAÇÃO DA PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS COM OS COMPONENTES DE PESQUISA E PROCESSOS EDUCATIVOS NO IFC. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–16, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i3.7448. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/7448. Acesso em: 16 dec. 2025.