A DISCIPLINA DE ÉTICA E CIDADANIA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7361

Palavras-chave:

Formação Integral, Ética e Cidadania, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este trabalho objetivou analisar o papel da disciplina de Ética e Cidadania na formação integral de estudantes do Ensino Médio Integrado. Parte-se do pressuposto de que a formação integral exige a superação da dicotomia entre formação geral e técnica, e que essa disciplina pode funcionar como um eixo articulador entre as dimensões ética, política, social e profissional da educação, colaborando para a constituição de sujeitos críticos. A pesquisa é qualitativa, desenvolvendo um estudo de caso com os sujeitos envolvidos com a disciplina. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico foi sustentado por autores que lutam pela educação de qualidade. Os resultados evidenciaram que a disciplina pode contribuir para a formação integral – além de promover o pensamento crítico e a compreensão de direitos e deveres no contexto escolar e social –, quando trabalhada com metodologias ativas, interatividade e diálogo.

Biografia do Autor

João Paulo Pereira de Souza, IFPE

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de
Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do
Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco
(IFPE)(2025). Especialista em Direito Penal (2021) e em Psicologia e
Criminologia (2022) pela Faculdade Metropolitan; e em Análise
Criminal (2023) pela Faculdade Iguaçu. Graduado em Direito pela
Faculdade dos Guararapes (2014). Atualmente desenvolve pesquisa nos
seguintes temas: ética e cidadania, direitos sociais, direitos humanos,
criminologia, ensino médio integrado e educação profissional e
tecnológica.

José Davison da Silva, IFPE

Professor Titular do Instituto Federal de Pernambuco. Licenciado em
Música pela Universidade Federal de Pernambuco. Bacharel em Direito
pela Faculdade de Direito de Olinda. Bacharel em Psicologia pelo
Centro Universitário Frassinetti do Recife. Especialista em Educação
Especial pela Faculdade Frassinetti do Recife. Especialista em
Musicoterapia pelo Conservatório Brasileiro de Música. Especialista em
Neuropsicologia clínica pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda.
Especialista em Gerontologia titulado pela Sociedade Brasileira de
Geriatria e Gerontologia. Mestre em Música pela Universidade Federal
de Goiás (com bolsa do CNPq). Doutorado em Música pela
Universidade Federal da Bahia (com bolsa do CNPq). Programa
Doutorado Sanduíche no Center for Mind and Brain - University of
California, Davis (com bolsa da CAPES). Pós-doutorado em
Neurociência e Cognição pela Universidade Federal do ABC.
Pós-doutorado em Educação Contemporânea pela Universidade
Federal de Pernambuco. Professor permanente do Programa de
Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado) do
Instituto Federal de Pernambuco. Professor colaborador do Programa
de Pós-graduação em Música (Mestrado e Doutorado) da Universidade
Federal de Minas Gerais. Coordenador do Núcleo 60+ do Instituto
Federal de Pernambuco.

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Publicado

2025-11-30

Como Citar

SOUZA, João Paulo Pereira de; SILVA, José Davison da. A DISCIPLINA DE ÉTICA E CIDADANIA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–22, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i3.7361. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/7361. Acesso em: 16 dez. 2025.