A DISCIPLINA DE ÉTICA E CIDADANIA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7361Palavras-chave:
Formação Integral, Ética e Cidadania, Ensino Médio Integrado, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este trabalho objetivou analisar o papel da disciplina de Ética e Cidadania na formação integral de estudantes do Ensino Médio Integrado. Parte-se do pressuposto de que a formação integral exige a superação da dicotomia entre formação geral e técnica, e que essa disciplina pode funcionar como um eixo articulador entre as dimensões ética, política, social e profissional da educação, colaborando para a constituição de sujeitos críticos. A pesquisa é qualitativa, desenvolvendo um estudo de caso com os sujeitos envolvidos com a disciplina. Os dados foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico foi sustentado por autores que lutam pela educação de qualidade. Os resultados evidenciaram que a disciplina pode contribuir para a formação integral – além de promover o pensamento crítico e a compreensão de direitos e deveres no contexto escolar e social –, quando trabalhada com metodologias ativas, interatividade e diálogo.
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