EDUCAÇÃO INTEGRAL E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA: PESQUISA APLICADA NA REDE MUNICIPAL DE TABIRA-PE
PESQUISA APLICADA NA REDE MUNICIPAL DE TABIRA-PE
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7280Keywords:
Palavras-chave: Educação Integral; Inovação Pedagógica; Tecnologias Educacionais; Formação Docente; Tabira.Abstract
O presente relato de experiência analisa a implementação da política de Educação Integral em Tempo Integral na Rede Municipal de Tabira/PE, instituída pela Resolução SME nº 003/2021, como um caso de pesquisa aplicada e inovação pedagógica na gestão pública educacional. A proposta reflete a articulação entre planejamento curricular, formação docente e integração das tecnologias digitais, configurando um modelo de gestão que dialoga com os princípios da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente na perspectiva da formação humana integral. A análise evidencia os avanços, desafios e potencialidades da experiência, com ênfase na construção de um currículo diversificado e interdisciplinar, pautado em metodologias ativas e projetos formativos. Entre as inovações destacam-se a Educação Socioemocional nos anos iniciais, a Robótica Educacional e a Cultura Maker nos anos finais, além do Projeto Esporte Letrando, que integra práticas esportivas e leitura como estratégias de letramento e cidadania. O Projeto de Vida, eixo estruturante da política, reforça o protagonismo estudantil e a formação para o futuro em diálogo com os valores da cidadania e da sustentabilidade social.
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